17/05/2010 - 19h29

África do Sul investiga preso que estaria envolvido em atentando na Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um porta-voz do comando militar do Iraque divulgou que um homem preso há duas semanas estava envolvido na organização de um suposto atentado terrorista durante a Copa do Mundo, que começa em 11 de junho. A polícia sul-africana afirma desconhecer a informação, mas diz que investigará o caso.

Abdallah Azzam Saleh Misfar Al-Qahtani é apontado como um alto responsável e chefe da segurança da organização fanática religiosa Al-Qaeda. “Ele participou da planificação de um ataque terrorista na África do Sul para a Copa do Mundo”, disse o general Qassem Atta, porta-voz do comando militar de Bagdá.

Na última semana, o chefe da polícia nacional Bheki Cele indicou que não havia nenhuma ameaça terrorista ao Mundial. Após a informação recebida do Iraque, as autoridades informam que investigarão as ameaças. “Não sei de absolutamente nada deste sujeito [Al-Qahtani]. Vou me informar”, falou um porta-voz da polícia sul-africana, Vishnu Naidoo, a agência de notícia Sapa.

Em janeiro, o presidente sul-africano Jacob Zuma havia afirmado que seu país estava disposto a assegurar a segurança durante a Copa. “A África do Sul tem um plano claro de segurança. Nossa polícia, ajudada pelo exército e outras forças de segurança, estão todos preparados.”

No início de abril, em artigo publicado na revista islâmica Mushtaqun Lel Jannah e reproduzido pela rede norte-americana CBS, a Al-Qaeda insinuou que poderia organizar um atentado durante o Mundial, e citou o jogo entre Inglaterra e Estados Unidos, na primeira fase, como possível alvo.

“Pense em como seria incrível se, durante uma partida entre Estados Unidos e Grã Bretanha, transmitida para todo o mundo e com muitos torcedores, uma explosão ecoa, o estádio vira de ponta-cabeça e o número de corpos é contado em dezenas e milhares”, dizia o manifesto.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host