12/05/2010 - 07h01

Contra 'circo' de 2006, Dunga promete privacidade na África e se desculpa

Alexandre Sinato
No Rio de Janeiro
  • Ronaldinho se diverte com torcedora Sheila Soares, que invadiu o treino do Brasil em Weggis, na Suíça

    Ronaldinho se diverte com torcedora Sheila Soares, que invadiu o treino do Brasil em Weggis, na Suíça

Dunga promete endurecer com a mídia esportiva durante a Copa do Mundo na África do Sul. O técnico da seleção brasileira prepara uma série de restrições à cobertura jornalística sobre a equipe. Prega privacidade e pretende combater o oba-oba criado sobre o grupo de 2006. Na última terça-feira, ele aproveitou para oficializar para o público que a exposição será menor, mas por um bem maior.

Uma espécie de “cartilha” está sendo preparada. E se for seguida à risca, as emissoras de televisão serão as mais atingidas. Dunga não quer transmissões ao vivo de tudo que acontece com a equipe. Treinos devem ser feitos longe da imprensa, principalmente alguns trabalhos táticos. Humoristas terão limitações nas entrevistas coletivas. O elenco ficará mais protegido da euforia midiática.

“Queremos privacidade para ter um trabalho mais tranquilo, sem muito oba-oba e sem muita confusão. Às vezes nem comissão técnica nem os jogadores criam isso. A cobrança será grande e a seleção só tem uma alternativa: vencer”, argumentou o comandante.

SELEÇÃO: PERFIL EUROPEU

  • Montagem UOL

    Grupo chamado por Dunga tem média de 1,82m de altura e é oriundo de centro desenvolvido

A meta de Dunga é construir um ambiente totalmente oposto ao de 2006. Na oportunidade, cada segundo da preparação da seleção foi transmitido ao vivo. Narradores e comentaristas se esforçavam para ocupar o tempo enquanto Ronaldo, Roberto Carlos e companhia disputavam rodas de “bobinho”.

Durante o período de treinos realizado em Weggis, na Suíça, a seleção ficou cercada por um verdadeiro carnaval. Centenas de torcedores viam de perto cada passo dos astros. A cena mais simbólica da algazarra foi a invasão da cabeleireira Sheila Soares, que entrou no campo e agarrou Ronaldinho. O “casal” ainda foi coberto por um colchonete levado por Robinho.

Dunga almeja isolar a seleção na África do Sul. No hotel que está sendo construído para receber a equipe em Johanesburgo, os frequentadores do clube de golfe que compõe o complexo não terão acesso algum aos jogadores. A presença das equipes de televisão também será controlada. O treinador promete peitar os interesses da detentora dos direitos de transmissão.

Devido à mudança esboçada para este ano, Dunga aproveitou a coletiva da última terça-feira para avisar o público do novo cenário. “Quero até pedir desculpa ao torcedor porque ele não terá tanta informação da seleção. Vamos querer privacidade para realizar um bom trabalho. Usaremos as informações de 2006 para não cometer os mesmos erros e ter um time mais concentrado.”

Esse conjunto de erros foi classificado por Ronaldo, presente em 2006, como um verdadeiro "circo". O presidente da CBF também criticou a preparação da equipe e cutucou jogadores como o próprio Ronaldo, lembrando que atletas chegaram bêbados à concentração com o dia amanhecendo. Dunga, agora, pretende vetar essa farra.

OS 23 CONVOCADOS DE DUNGA PARA A COPA DO MUNDO

Júlio Cesar
Inter/ITA
Goleiro
Doni
Roma/ITA
Goleiro
Gomes
Tottenham/ING
Goleiro

Maicon
Inter/ITA
Lateral

Daniel Alves
Barcelona/ESP
Lateral

Michel Bastos
Lyon/FRA
Lateral

Gilberto
Cruzeiro
Lateral

Lúcio
Inter/ITA
Zagueiro

Juan
Roma/ITA
Zagueiro

Luisão
Benfica/POR
Zagueiro

Thiago Silva
Milan/ITA
Zagueiro

Gilberto Silva
Panathinaikos/GRE
Volante

Felipe Melo
Juventus/ITA
Volante

Josué
Wolfsburg/ALE
Volante

Kleberson
Flamengo
Volante

Kaká
Real Madrid/ESP
Meia

Ramires
Benfica/POR
Meia

Elano
Galatasaray/TUR
Meia

Júlio Baptista
Roma/ITA
Meia

Luís Fabiano
Sevilla/ESP
Atacante

Robinho
Santos
Atacante

Nilmar
Villarreal/ESP
Atacante

Grafite
Wolfsburg/ALE
Atacante

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host