Júlio César Guimarães/UOL

Dunga conversa com a imprensa após convocar a seleção à Copa-2010

11/05/2010 - 13h35

Dunga valoriza paixão pela seleção e vê Adriano sem comprometimento ideal

Alexandre Sinato
No Rio de Janeiro
  • Demos inúmeras chances para o Adriano reverter uma situação. Chegou um momento no qual eu precisei tomar uma decisão pensando no coletivo

    Dunga, ao ser questionado sobre Adriano

A paixão de defender a seleção brasileira foi determinante para Dunga definir a lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo na África do Sul. E a ausência de Adriano, a que mais chamou a atenção, foi motivada pela falta de comprometimento do atacante do Flamengo. Foi assim que Dunga justificou as escolhas apresentadas nesta terça-feira.

"Demos inúmeras chances para o Adriano reverter uma situação, mas aí vem a frase que vocês não gostam, que é a tal da coerência, da convicção e do comprometimento. Chegou um momento no qual eu precisei tomar uma decisão pensando no coletivo", explicou o comandante da seleção.

Adriano foi o destaque do Flamengo no título brasileiro de 2009 e deu grande passo para se firmar no time nacional. No entanto, o acúmulo de problemas disciplinares nos últimos meses custou caro. Foram faltas a treinos, ausências não justificadas e atuações fracas. Melhor para Grafite, escolhido para ser seu substituto.

Ex-volante e conhecido por sua trajetória na seleção pela garra mostrada em campo, Dunga usou o empenho de cada atleta como principal critério na definição da lista.

CONFUSÃO COM FELIPE MELO

Felipe Melo festejou a convocação com uma confusão pela TV. Em entrevista à ESPN, ele foi questionado pela má fase da Juventus na Itália. "Acompanhou o Italiano? Eu trabalho com números. De 6 jogos que fiquei fora, perdemos 5", disse o volante, antes de desligar o telefone.

"O maior ganho que tivemos até agora foi novamente essa paixão, essa vontade dos jogadores de querer vestir a camisa da seleção brasileira. Há exemplos de sobra. Jogadores campeões que haviam deixado a seleção de lado hoje mostram vontade de defendê-la", argumentou.

Dunga ainda valorizou o grupo que começou a formar quando assumiu o cargo no fim de julho de 2006. Com cobranças e exigindo lealdade, avisou os jogadores que quem desse a resposta em campo ganharia espaço.

"Minha coerência é com os fatos, preciso ter responsabilidade com os jogadores para que eles acreditem no que eu falo. Se eu digo que quem for para campo e der a resposta vai continuar, ele vai continuar. Desde o primeiro dia de trabalho, cada jogador começou a montar sua casinha, a colocar seu tijolo para chegar até hoje conosco", completou o treinador. 

OS 23 CONVOCADOS DE DUNGA PARA A COPA DO MUNDO

Júlio Cesar
Inter/ITA
Goleiro
Doni
Roma/ITA
Goleiro
Gomes
Tottenham/ING
Goleiro

Maicon
Inter/ITA
Lateral

Daniel Alves
Barcelona/ESP
Lateral

Michel Bastos
Lyon/FRA
Lateral

Gilberto
Cruzeiro
Lateral

Lúcio
Inter/ITA
Zagueiro

Juan
Roma/ITA
Zagueiro

Luisão
Benfica/POR
Zagueiro

Thiago Silva
Milan/ITA
Zagueiro

Gilberto Silva
Panathinaikos/GRE
Volante

Felipe Melo
Juventus/ITA
Volante

Josué
Wolfsburg/ALE
Volante

Kleberson
Flamengo
Volante

Kaká
Real Madrid/ESP
Meia

Ramires
Benfica/POR
Meia

Elano
Galatasaray/TUR
Meia

Júlio Baptista
Roma/ITA
Meia

Luís Fabiano
Sevilla/ESP
Atacante

Robinho
Santos
Atacante

Nilmar
Villarreal/ESP
Atacante

Grafite
Wolfsburg/ALE
Atacante

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host