11/05/2010 - 16h22

Convocados com passagem pelo futebol gaúcho dão saudade somente a colorados

Marinho Saldanha
Em Porto Alegre

Entre os 23 jogadores convocados por Dunga para a seleção brasileira, 8 tem passagens pelo futebol gaúcho. Gilberto, Michel Bastos, Felipe Melo e Grafite atuaram pelo Grêmio, Thiago Silva e Doni jogaram no Juventude e Nilmar e Lúcio passaram pelo Internacional. Hoje, todos estão na elite do futebol mundial, porém, principalmente os gremistas não têm boas lembranças dos tempos em que via mais de perto estes jogadores. Por outro lado, os colorados lembram com saudade do Beira Rio recebendo seus ex-ídolos.

Grafite e Gilberto jogaram juntos no time tricolor de 2002. Sem grandes conquistas, ambos chegaram depois da Copa do Brasil, que levou o clube para a Libertadores da América. As trajetórias foram completamente distintas. Enquanto o lateral-esquerdo se manteve como titular durante toda a temporada e permaneceu no ano posterior, o atacante rompeu os ligamentos do joelho em uma partida do Estadual, e acabou sendo negociado com o futebol coreano. Grafite foi contratado como destaque do Santa Cruz, mas acabou afundando. Já Gilberto chegou com o mesmo status que saiu, até hoje os gremistas reclamam que a direção atual não quis a volta dele, em 2009.

Michel Bastos e Felipe Melo jogaram juntos em um dos piores times do Grêmio dos últimos tempos. Em 2004, ambos foram parte do elenco rebaixado para a Série B. Em um grupo conturbado, ambos eram jovens e chegaram como revelações, mas não conseguiram se firmar. Michel Bastos, por exemplo, teve problemas sérios de comportamento chegando a ser flagrado com uma garrafa de whisky na concentração do time em véspera de jogo. Enquanto isso, Felipe Melo foi inconstante e acabou dispensado.

O Juventude foi o segundo time da carreira de Thiago Silva. Depois de passar pelo extinto RS Futebol, clube de Paulo César Carpeggiani, o zagueiro foi muito bem em Caxias do Sul. Formando dupla com Naldo, atualmente no Werder Bremem, da Alemanha, ele acabou negociado com o Porto, de Portugal.

Por outro lado, Doni não traz boas lembranças à torcida juventudina. O goleiro enfileirou péssimas atuações e falhas grotescas que culminariam em sua dispensa. Porém, antes disso, para a surpresa de todos, apareceu uma proposta da Roma, que levou o goleiro.

No Internacional estão as melhores lembranças dos convocados por Dunga com passagem pelo futebol gaúcho. Lúcio e Nilmar são idolatrados pela torcida até hoje. O zagueiro defendeu as cores do clube entre 1997 e 2000. Curiosamente, Lúcio foi contratado depois do time colorado golear o Guará, clube que defendia, por 6 a 0, pela Copa do Brasil. A principal característica do atual capitão da seleção brasileira já era evidente: a roubada de bola e saída para o ataque.

Nilmar começou sua carreira profissional no Internacional, em 2002, ficando no clube até 2004. Depois de passar pelo futebol francês e pelo Corinthians, o atacante retornou em 2007, permanecendo até 2009. A saída do atleta para o Villareal, na janela de transferências do meio do ano passado, é tida pelos colorados como principal motivo para o time não ter conquistado o Brasilerão.

Naturais do Rio Grande do Sul são 2 entre os convocados: Michel Bastos e Maicon. Além de Dunga, treinador da seleção. Os jogadores da seleção se apresentam dia 21 e iniciam a preparação para o Mundial da África do Sul.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host