23/04/2010 - 11h22

Presidente da Fifa critica planejamento de seleções africanas

Das agências internacionais
Em Zurique (Suíça)

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, participou nesta sexta-feira de uma conferência de imprensa na sede da entidade em Zurique, na Suíça, e aproveitou para avaliar a situação dos times africanos para a primeira Copa do Mundo realizada no continente. E a sua opinião não chega a ser otimista.

Para o dirigente, as excessivas mudanças de técnico às vésperas da Copa poderão prejudicar as seleções africanas. Blatter fez essa avaliação mesmo sendo um notório defensor do futebol do continente, e entusiasta do Mundial na África do Sul.

“O talento dos jogadores africanos é tão grande quanto os de outros países como o Brasil. Eles têm algo a mais no que diz respeito a talentos individuais. Eles só perdem na tática. Mas como eles podem desenvolver isso se mudam de técnico a poucos meses da maior competição do mundo?”, questionou Blatter.

Nigéria, Costa do Marfim e África do Sul são as seleções africanas que mudaram de treinador com o Mundial se aproximando. No caso do país sede, houve uma troca entre brasileiros: Joel Santana por Carlos Alberto Parreira.

Para Blatter, a África do Sul dará vexame em casa se jogar como no empate sem gols contra a Coreia do Norte na última quinta. “Se eles querem avançar na competição, então vão ter que marcar gols”, afirmou.

Por outro lado, o presidente da Fifa disse acreditar no futebol africano na Copa de 2010: “Os times da África têm sido bons competidores nos mundiais e estou esperando ver um deles chegando até as semifinais”, profetizou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host