16/04/2010 - 17h18

Bielsa critica euforia chilena e diz que roubaria TV de plasma

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Técnico da seleção chilena, o argentino Marcelo Bielsa, mais uma vez deu o que falar. Durante uma palestra sobre liderança na Universidade de Viña del Mar, “El Loco” Bielsa criticou o clima excessivamente eufórico em torno da seleção chilena, que terminou as Eliminatórias para a Copa do Mundo em segundo, só um ponto atrás do Brasil.

Além disso, suas falas na palestra realizada na última quinta-feira extrapolaram o mundo do futebol, fazendo-o criticar até mesmo o presidente do Chile e amenizar os saques às lojas após o terremoto que arrasou o país no fim de fevereiro.

Sobre os ares triunfais que passaram a tomar conta do país após a boa campanha nas Eliminatórias, Bielsa disse que “esta mensagem só pode envenenar a sociedade, já que dizem que o Chile é um país ‘a um ponto do Brasil’, sendo que sabemos que esta situação é uma exceção e não uma regra”.

Colocando suas reflexões sobre a sociedade no ar, Bielsa ainda aproveitou para criticar o otimismo excessivo vindo inclusive do presidente do Chile, Sebastián Piñera, que em discurso após vencer as eleições em janeiro de 2010, declarou que o Chile “é o melhor país do mundo”.

“Que mentira...”, declarou Bielsa. “Mentira para 95% dos países no mundo, porque temos só 5% que podem dizer isso, e o Chile com certeza não é um deles, tampouco a Argentina, antes que me acusem”.

Bielsa foi mais polêmico ainda quando criticou a sociedade consumista na qual vivemos, pedindo para que não se demonize os saques em massa feito pela população após o terremoto, e chegou a dizer que se pudesse, teria roubado também uma TV de plasma.

“Sabem porque teria roubado? Porque quando aconteceu o terremoto, eu estava ao lado de uma TV de plasma que não era nem minha, mas da Federação Chilena, que me emprestou, e no entanto eu fiquei me preocupando em não deixar a TV cair. Ou seja, com tudo o que tenho materialmente, no meio de um terremoto, eu estava preocupado com uma TV que eu sequer paguei”.

O técnico completou sua análise social refletindo que “a publicidade te diz que você é um idiota se você não tem uma TV de plasma. Então, se as pessoas roubam, não é porque sejam más, mas porque são levadas a fazer isso. Não podemos demonizar nem justificar a atitude deles, e sim ter autocrítica para melhorar a situação”, finalizou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host