15/04/2010 - 15h31

Lula recebe Zuma e afirma que Brasil e África do Sul farão a final da Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quinta-feira, em Brasília, o presidente sul-africano Jacob Zuma. Na ocasião, Lula afirmou que Brasil e África do Sul se enfrentarão na final da Copa do Mundo, marcada para o dia 11 de julho, em Johanesburgo.

Lula já anunciou que pretende visitar a África do Sul dois dias antes da decisão do Mundial. "Para quem não sabe, essa foto retrata o que será a final da Copa", disse Lula, ao posar ao lado de Zuma para dezenas de fotógrafos que cobriam o encontro entrs os dois presidentes.

O presidente sul-africano chegou nesta quinta-feira na capital brasileira para participar da cúpula de um fórum de diálogo formado por Brasil, Índia e África do Sul. No mesmo dia, também haverá uma reunião de um grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China.

A seleção brasileira está no grupo G da Copa do Mundo, que está sendo considerado como "o grupo da morte", porque também conta com a presença de seleções fortes, como Portugal e Costa do Marfim. A Coreia do Norte, o azarão, completa a formação da chave. O Brasil estreia diante da Coreia do Norte no dia 15 de junho, em Johanesburgo. Na segunda partida, a equipe treinada por Dunga pega a Costa do Marfim, no dia 20, também em Johanesburgo. Os brasileiros encerram a participação na primeira fase diante de Portugal, no dia 25, em Durban.

A África do Sul está no grupo A e fará a partida de abertura da Copa, no dia 11 de junho, contra o México, em Johanesburgo. Em seguida, os donos da casa pegam o Uruguai, no dia 16, em Pretoria. E encerram a participação na primeira fase no dia 22, contra a França, em Bloemfontein.

Chances de final entre Brasil e África do Sul

Se o Brasil confirmar o seu favoritismo e ficar em primeiro lugar no grupo G, só pode pegar a África do Sul na decisão se os donos da casa se classificarem em segundo lugar no grupo A, que tem os franceses como favoritos. Mas se as duas seleções liderarem ou ficarem em segundo lugar nos seus grupos, se enfrentam na semifinal da Copa, caso superem os seus adversários, contrariando a previsão de Lula.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host