Eduardo Knapp/Folha Imagem

Insatisfeita com projetos de reforma, Fifa indica Morumbi fora da Copa de 2014

13/04/2010 - 07h28

Fifa descarta uso do Morumbi na Copa do Mundo 2014, diz jornal

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Fifa estará no Brasil nesta quinta-feira, representada pelo secretário-geral, Jerome Valcke, para definir a situação do estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi. Com urgência, o dirigente irá informar que a arena paulista não receberá a partida de abertura da Copa do Mundo de 2014 e nenhuma outra. A informação foi publicada nesta terça-feira pelo jornal O Estado de São Paulo.

Segundo a publicação, a Fifa está insatisfeita com os projetos de reformas do Morumbi apresentados pela direção do São Paulo desde o ano passado. Valcke teria uma reunião com os dirigentes do Comitê Organizador do Mundial em São Paulo, para confirmar que o estádio não faz mais parte dos planos para a Copa no Brasil.

A informação dada pela publicação é creditada a um alto executivo da FIFA, que não é identificado pela reportagem. Além da reunião com os dirigentes do Comitê de São Paulo, o secretário-geral da Fifa ficará três dias no país e também deve se encontrar com representantes do governo.

A reportagem do Estadão destaca que a Fifa não poupará os estádios que atrasarem o início de suas reformas ou construções, que estão datadas para 03 de maio deste ano. A entidade pretende excluir do Mundial as arenas que não cumprirem o cronograma.

As obras em todos os 12 estádios do Mundial do Brasil deveriam começar em março. O comitê local já fez uma concessão. Entretanto, a Fifa ameaça tirar o direito dos estados em caso de novo atraso. Esses locais seriam descartados se novos problemas no início das obras forem observados.

De acordo com a Fifa, os projetos de construção de novas arenas preocupam menos a entidade máxima do futebol do que os estádios que serão reformados. “Para quem está saindo do zero, já há um projeto claro, do que vai ser feito, de como a obra será entregue”, contou a fonte ouvida pelo jornal.

A Fifa irá aproveitar a visita ao país para reforçar que quatro ou cinco sedes deverão estar totalmente prontas para receber a Copa das Confederações, em 2013. Essas cidades deverão liberar suas arenas até dezembro de 2012. Os locais serão definidos possivelmente logo após o fim do Mundial da África do Sul, que se encerrará em 11 de julho.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host