13/04/2010 - 15h04

Argentino Barrios vira paraguaio para substituir Cabañas na Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O técnico do Paraguai, Gerardo Martino, admitiu nesta terça-feira que poderá convocar o argentino Lucas Barrios para repor a vaga deixada por Salvador Cabañas no ataque da seleção que vai disputar a Copa do Mundo. O atacante do Borussia Dortmund confirmou nesta semana que tirou nacionalidade paraguaia.

Na verdade, o processo de Barrios para virar paraguaio foi aberto no mês passado, e acabou aceito pela Justiça do país, já que a mãe do jogador nasceu no Paraguai. Quem liderou os trâmites da nacionalização foi o próprio advogado da federação paraguaia, mas o técnico da seleção tentou manter cautela.

“Vou passar a considerar a convocação dele, mas a lista só vai sair nos primeiros dias de maio”, declarou o treinador Gerardo Martino ao jornal ABC. “Não parece ser lógico deixar de lado um jogador tão importante. Um ‘nove’ de área, que volta para participar do jogo, é bom nas jogadas aéreas e na finalização”, elogiou.

“Em seu caso, não é fácil sair do Chile, chegar na Alemanha e marcar 15 gols em sua primeira temporada”, comentou Martino. Barrios ganhou notoriedade por bater recorde de gols no Colo Colo antes de se transferir para o Borussia Dortmund no ano passado.

Assim, o técnico do Paraguai tem tudo para usar Barrios no lugar de Cabañas, que era o titular no ataque da seleção, mas sofreu um tiro na cabeça em janeiro e ainda está em recuperação, com mínimas chances de compor o elenco da equipe nacional.

Por sua vez, Barrios ficou empolgado com essa possibilidade. “Sei que há interesse, e, para todo jogador, o Mundial é o máximo”, declarou o argentino que nunca teve chance na seleção do técnico Diego Maradona. “Estou feliz por ser um cidadão paraguaio, como minha mãe. Vou sentir orgulho de ser paraguaio. Faço isso por um sentimento, e não por coisas de jogo”, afirmou o jogador.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host