12/04/2010 - 12h54

Mascherano minimiza favoritismo de Brasil e Espanha na Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Javier Mascherano, capitão da Argentina: A <br>experiência me diz que vence a Copa quem é mais<br> regular e não necessariamente quem brilha mais

    Javier Mascherano, capitão da Argentina: "A
    experiência me diz que vence a Copa quem é mais
    regular e não necessariamente quem brilha mais"

Se Lionel Messi é o destaque no ataque da seleção argentina, Javier Mascherano é presença garantida na defesa do time montado por Diego Maradona. O volante terá ainda a missão de ser o capitão da equipe, que chega ao Mundial sob a desconfiança da campanha irregular nas Eliminatórias. Mas, para o jogador do Liverpool, o favoritismo não significará nada durante a Copa do Mundo.

“Poderia dizer que a Espanha e o Brasil estão um passo à frente dos demais, já que conquistaram títulos nos últimos dois anos. No entanto, a experiência me diz que vence a Copa do Mundo quem é mais regular e não necessariamente quem brilha mais”, observou Mascherano em entrevista ao site da Fifa.

“A Itália não chamou a atenção em 2006, o Brasil teve momentos de incerteza em 2002 e a França precisou de um gol de ouro contra o Paraguai em 1998. Precisamos esperar para ver o que vai acontecer”, completou o volante, que, logo na primeira coletiva de Maradona, ouviu o técnico dizer que a Argentina é “Mascherano e mais dez”.

“O lógico seria dizer que isso não mudaria nada para mim, mas ser o capitão da seleção é um orgulho enorme. Mas é também um grande desafio. De qualquer modo, acho que estou preparado, pois já joguei um Mundial e hoje estou muito mais maduro”, comentou Mascherano, destacando que agora tem mais experiência internacional do que tinha na Copa de 2006

“Há quatro anos eu ainda atuava na América do Sul e nunca havia encarado um Drogba ou um Ballack. Agora passo todos os finais de semana enfrentando os melhores do mundo e isso me dá mais confiança para entrar em campo no Mundial e saber o que fazer”, admitiu Mascherano.

O volante ainda tentou defender o companheiro Lionel Messi das críticas por não jogar tão bem pela seleção argentina. “Nenhum de nós jogou o que poderia durante as eliminatórias, mas as críticas recaíram sobre o Messi porque a expectativa estava nele. Isso não é justo, pois as críticas deveriam ser endereçadas a 18 ou 20 jogadores. Vi grandes partidas do Messi, principalmente na Copa América e Jogos Olímpicos”.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host