09/04/2010 - 14h54

Apenas 5% dos franceses acreditam que sua seleção ganhará a Copa

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A fase irregular da equipe comandada por Raymond Domenech nos últimos anos fez com que a confiança dos torcedores franceses em seus representantes na Copa do Mundo não esteja lá essas coisas.

De acordo com pesquisa da Ipsos feita sob encomenda para o jornal France Soir, apenas 5% dos franceses entrevistados acreditam que os Bleus vão aterrissar em Paris com a taça, parcela que sobe a somente 6% se contarmos apenas aqueles que declaram acompanhar o futebol regularmente.

A pesquisa diz ainda que 50% dos entrevistados estão convencidos de que a França será rapidamente eliminada do Mundial, enquanto 28% dizem acreditar numa boa campanha mas sem o título no fim.

A sondagem aponta para a Espanha como favorita, seguida pelo Brasil e Holanda.

A seleção francesa se classificou para a próxima Copa do Mundo a duras penas, após o polêmico gol de Gallas, que recebeu passe de Thierry Henry, que por sua vez havia claramente dominado a bola com a mão. Meses depois, uma derrota para Espanha em pleno Stade de France colocou a equipe de Raymond Domenech em xeque perante sua torcida, que vaiou os jogadores. Soma-se a isso ainda uma campanha pífia na Eurocopa-2008, com uma grande humilhação sofrida diante a seleção da Holanda, e temos um time desacreditado por todos.

O jornal faz questão de lembrar, no entanto, que em 1998 o hoje intocável Aimé Jacquet era bastante questionado como técnico e que a equipe que se sagrou campeã em casa também estava desacreditada. Já quatro anos mais tarde, os franceses eram os favoritos para se coroarem campeões da Copa da Coreia do Sul e Japão, mas não conseguiram marcar sequer um gol e foram eliminados na primeira fase.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host