03/04/2010 - 18h49

De virada, reservas do Santos batem África do Sul em sua 'despedida'

Do UOL Esporte
Em São Paulo

De virada, o Santos venceu por 2 a 1 a seleção da África do Sul na Vila Belmiro neste sábado, na última da série de nove partidas que o time de Carlos Alberto Parreira veio realizar na América do Sul. Os Bafana Bafana abriram o placar com Mphela aos 10 minutos de jogo, mas o Santos virou com gols de Breitner e Marcel, aos 20 e 38 minutos do primeiro tempo.

O Peixe entrou em campo com uma equipe formada apenas por reservas, que deveriam servir de “sparring”da seleção da África do Sul, já que os visitantes têm feito um estágio de treinamento com equipes brasileiras das mais diversas qualidades para que seus jogadores aprendam a “gostar de ganhar”, segundo palavras do próprio Parreira.

Só que os Bafana Bafana parecem ainda estar bem longe do nível exigido para que não façam feio em seu complicado grupo na Copa do Mundo. Apesar de terem ficado oito jogos invictos em sua excursão pelo Brasil e Paraguai, os anfitriões do próximo Mundial não conseguiram segurar o resultado contra uma equipe santista formada só por suplentes e desentrosada.

O destaque do Peixe esteve na presença de Fábio Costa, que se recuperou de uma lesão e agora busca uma vaga de titular para a fase final do Paulistão.

O jogo foi realizado com portões fechados, evitando gastos para a diretoria do Santos, que resolveu tratar a partida como um “jogo-treino”. O acesso foi permitido a somente alguns poucos sócios e à imprensa.

Excursão sul-americana

A seleção sul-africana passou grande parte do mês de março no Brasil para a realização de uma série de jogos. Além da derrota para os reservas do Santos, os duelos foram contra o Cruzeiro (dois jogos: 0 a 0 e vitória por 2 a 0), Botafogo (vitória por 1 a0) , Ponte Preta (vitória por 2 a 1), Volta Redonda (empate por 0 a 0), Boavista (vitória por 2 a 0) e o Fluminense-sub20 (vitória por 8 a 0).

Além disso, na última quarta-feira, os sul-africanos foram ao Paraguai e empataram por 1 a 1 com os reservas do selecionado local, no estádio Defensores del Chaco.

A anfitriã da Copa do Mundo de 2010 está no grupo A, ao lado de Uruguai, México e França. A seleção estreia diante dos mexicanos, dia 11 de junho. No dia 16, o duelo será com os sul-americanos. O encerramento da primeira fase será contra os europeus, no dia 22.


SANTOS X ÁFRICA DO SUL

Santos: Fábio Costa (Rafael); George Lucas (Ricardo Lopes), Diego Monar, Luciano Castán (Alemão) e Wesley Santos; Germano, Rodrigo Mancha (Jéfferson), Alan Patrick e Breitner (Rogério); Gil (Renan Mota) e Marcel (Elton Ricardo). Técnico: Ivan Izzo

África do Sul: Khune; Gaxa (Nthethe), Booth (Sangweni), Khumalo e Mdledle (Thwala); Letsholonyane (Moriri), Khuboni, Modise e Tschabalala (Mbuyane); Schalkwyk (Cale) e Mphela. Técnico: Carlos Alberto Parreira

Data: 03/04/2010 (sábado)
Local: Estádio Urbano Caldeira (Vila Belmiro), em Santos (SP)
Público: Jogo realizado com portões fechados

Gols: Mphela, aos 10, Marcel, aos 20, e Breitner, aos 38 minutos do primeiro tempo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host