Vanessa Carvalho/AE

Pelé é anunciado pelo SBT, onde o ex-craque apresentará programa de um minuto

31/03/2010 - 12h02

Pelé diz ser cedo para Neymar e Ganso irem à Copa e debocha de Maradona "mordido"

Rafael Veríssimo
Em São Paulo

Durante o lançamento de seu novo programa no SBT, nesta quarta-feira, Pelé aproveitou para voltar a comentar a convocação de Dunga para a Copa de 2010. Contrariando o que havia dito semanas atrás, o ídolo do Santos reconheceu desta vez que, sob a lógica que tem regido o comando de Dunga na seleção, convocar a dupla santista poderia ser uma decisão precipitada.

“Jogadores bons às vezes não aparecem na época certa”, avaliou Pelé, lembrando que os dois jovens santistas despontaram somente neste ano, e como Dunga está formando o grupo desde 2006, eles chegaram tarde demais para serem convocados para a Copa na África do Sul.

Pelé também citou a falta de experiência internacional como um ponto negativo para Neymar e Ganso na seleção: “Esse Santos que está encantando todo mundo é um time de seis meses, nunca enfrentou um time sul-americano, nem teve jogos na Europa. Esse tipo de experiência é importante para uma Copa do Mundo, e eles não tiveram isso”.

A SITUAÇÃO DE RONALDINHO, POR PELÉ

No começo de março, Pelé havia dito que, se fosse o técnico, chamaria Neymar para a Copa.

O “Rei do Futebol” voltou a declarar que convocaria Ronaldinho Gaúcho se fosse o técnico, mas ressaltou que o meia do Milan não seria titular no seu time. No entanto, Pelé admitiu que Dunga não deverá chamá-lo nem para o grupo dos 23 jogadores que vão à Copa. “O Dunga precisava tirar as cobras do time”, justificou.

O ex-craque citou que apesar da atual boa fase de Ronaldinho Gaúcho, o meia estava jogando muito mal há um ano, e por isso ficou fora da seleção, que é "fruto de um trabalho contínuo". Sobre a má fase extra-campo que atingiu o jogador do Milan e também o atacante Adriano, Pelé disse achar que esse tipo de notícia não mancha a imagem dos jogadores brasileiros no exterior. “Só fico com pena do jogador, que estraga a carreira dele”, afirmou.

Maradona “Mordido”


O espirituoso “Atleta do Século” não se furtou a fazer um comentário jocoso sobre seu concorrente a melhor de todos os tempos. Questionado sobre o fato de a Argentina chegar “mordida”, com muito ímpeto para essa Copa após uma classificação dramática, Pelé fez questão de lembrar que “inclusive, o Maradona foi mordido pelo cachorro dele, né?”.

Apesar da brincadeira, Pelé saiu em defesa do técnico argentino, muito criticado por seus compatriotas. “Todo mundo sabia que o Maradona não tinha experiência como técnico. Se a Argentina não se classificasse, a culpa não seria dele, seria do [Júlio] Grondona [presidente da Associação de Futebol Argentino], que foi quem o chamou para treinar o time”.


Ainda assim, o Rei acredita no crescimento de nossos hermanos na competição. “Não é porque foi mal nas Eliminatórias que vai mal na Copa”, atestou Pelé, que usou a Itália como o maior exemplo de que, uma má primeira impressão, nem sempre significa um final igual. “A Itália, desde minha época como jogador, é a pior equipe entre as grandes na fase inicial, e depois cresce e consegue vencer, como em 82”.

A experiência em Copas do Mundo, completou, creditam Inglaterra e Alemanha como fortes concorrentes, razão pela qual o Rei coloca ressalvas com relação ao Brasil e a Espanha, consideradas as melhores equipes da atualidade. “A Espanha apresentou o melhor futebol da Europa e o Brasil da América do Sul. Mas seus jogadores são os que têm menos experiência de Copa, e isso conta.”

Mesma razão pela qual o craque não acredita muito nas seleções africanas, apesar de reconhecer a força de países como a Costa do Marfim e Camarões. “Tem muitos jogadores africanos atuando na Europa, mas as seleções estão ainda muito abaixo das demais. É difícil pensar num finalista africano, mas não me surpreenderia. Eles já ganharam duas Olimpíadas [Nigéria, em Atlanta-96 e Camarões, em Sydney-2000]”.

A partir do dia 12 de abril, Pelé vai começar a dar seus “pitacos” de Copa do Mundo em um mini programa que terá de três a cinco exibições por dia no SBT. O quadro “Um Minuto com Pelé” trará histórias contadas pelo rei sobre suas experiências nas Copas, e também análises sobre as partidas do Mundial.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host