23/03/2010 - 21h21

ONGs denunciam 'varrição' de crianças de rua na África do Sul

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com a presença de ONGs do mundo inteiro na África do Sul para acompanhar a Copa do Mundo de Criança de Rua, a fiscalização das políticas sociais praticadas no país foi intensificada, e uma dessas organizações divulgou nesta terça-feira imagens de adolescentes sendo removidos do centro da cidade de Durban, uma das sedes do Mundial, pela polícia metropolitana. 

“As crianças de rua alegam que essas operações de ‘varrição’ têm ocorrido com frequência por causa da Copa do Mundo. A prefeitura de Durban disse que investigaria essas alegações, mas diz que a polícia não está tirando as crianças das ruas à força para a Copa de 2010”, afirmou Tom Hewitt, chefe da Umthombo, organização sul-africana que registrou as imagens e divulgou para o mundo inteiro. 

O material foi propagado pela ABC Trust, ONG sediada na Inglaterra que centraliza suas ações em território brasileiro, responsável por organizar o time que representou o Brasil na Copa de Criança de Rua. De acordo com representantes da organização, a garota que aparece sendo recolhida nas imagens foi liberada depois que ativistas questionaram a ação policial. Ela teria sido reintegrada à sua família após o incidente. 

Na parte esportiva, a Copa do Mundo de Criança de Rua terminou com um resultado que não reflete muito bem as tradições do futebol: a Índia foi campeã após vencer a Tanzânia na final por 1 a 0. O Brasil não chegou a se classificar para as semifinais. O evento começou no dia 14 de março e reuniu cerca de 80 crianças que já moraram na rua, representando oito nações.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host