15/03/2010 - 16h10

Renovação é trunfo do Chile para surpreender na Copa

UOL Esporte
Em São Paulo
  • O atacante Alexis Sánchez, da Udinese, é uma das esperanças do Chile para a Copa do Mundo

    O atacante Alexis Sánchez, da Udinese, é uma das esperanças do Chile para a Copa do Mundo

Se o técnico Raymond Domenech credita a irregularidade da França à renovação da equipe, o argentino Marcelo Bielsa, do Chile, usa a mesma justificativa para encarar a Copa do Mundo de 2010 com otimismo. Com um grupo de jogadores com média de idade de 27 anos, o técnico conta com sete jogadores que fizeram parte da excelente campanha obtida no Mundial Sub-20, disputado no Canadá, em 2007. O Chile ficou em terceiro lugar na competição e revelou uma boa safra de atletas da nova geração.

"Sinto-me como o professor primário que vê os alunos se transformarem em médicos e engenheiros. É uma alegria ver esses garotos serem a base da equipe que nos leva de volta a um Mundial", disse o técnico José Sulantay, que treinou o Chile no Mundial Sub-20 do Canadá, em entrevista concedida ao site da Fifa. "Graças a Deus que esta geração de jogadores caiu nas mãos do Bielsa porque ele implantou a mentalidade de enfrentar qualquer um sem temores, jogando um futebol moderno. Está é outra seleção chilena".

O atacante Alexis Sánchez, que atua na Udinese, da Itália, é considerado um símbolo da nova geração. Driblador e veloz, ele surgiu aos 16 anos no Cobreloa. Em seguida, passou por Colo Colo e River Plate. Hoje, é observado de perto pelos maiores clubes da Europa. Com três gols e muitas assistências, ele foi a maior revelação do Chile nas Eliminatórias.

Além dele, também se destacam o meio-campo Carlos Carmona, do Reggina, da Itália, e Gary Medel, que atua no Boca Juniors, da Argentina. Carmona é um marcador incansável, que possui um forte chute de fora da área. Medel é um volante que alia imposição física à técnica. Conhecido como "Pitbull", ele costuma subir ao ataque.

Bielsa também possui à disposição outros quatro jogadores que completam a renovação do futebol chileno: o goleiro Cristopher Toselli e o zagueiro Hans Martínez (Universidad Católica, Chile), Arturo Vidal (Bayer Leverkusen, Alemanha) e Mauricio Isla (Udinese, Itália)."Quero ser campeão com o Bayer Leverkusen e campeão do mundo", disse Vidal, que conquistou a posição de titular da equipe chilena.

O Chile, que tem a ambição de se tornar uma das surpresas da Copa, estreia contra a Honduras, no dia 16 de junho, em Nelspruit. Os chilenos estão no grupo H, que conta com a presença da Suíça e da potente Espanha, apontada como uma das favoritas ao título.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host