03/03/2010 - 18h52

Holanda vence EUA em amistoso e renova contrato de treinador

Do UOL Esporte
Em São Paulo

ASSISTA AOS GOLS DO AMISTOSO

A Holanda passou no seu primeiro teste do ano na preparação para a Copa do Mundo de 2010, ao vencer por 2 a 1 os Estados Unidos jogando em casa, em Amsterdã. Com gols de Kuyt e Huntellar, a “Laranja Mecânica” abriu vantagem confortável, e só foi ameaçada no final.

Antes do jogo, a federação holandesa aproveitou para anunciar que o atual treinador Bert Van Marwijk teve seu contrato renovado até 2012, ano de Eurocopa. Ele estreou na seleção em 2008, quando substituiu Marco Van Basten. Além dele, também tiveram compromissos renovados os assistentes Dick Voorn, Phillip Cocu e Frank de Boer.

Em ritmo de testes, os dois times fizeram seis substituições durante o jogo. Mais sólida, a Holanda abriu o placar após pênalti sofrido por Sneijder e convertido por Kuyt, aos 40 minutos do primeiro tempo. Aos 28 do segundo tempo, o atacante Huntelaar, que havia entrado no lugar de Robben, aumentou a vantagem holandesa.

A Holanda dominou boa parte do jogo, mas pecou no último passe. Os Estados Unidos só conseguiram diminuir faltando dois minutos para o fim do tempo regulamentar, com o zagueiro Carlos Bocanegra, que fez de cabeça o primeiro gol da seleção norte-americana contra a Holanda na história. Foi o terceiro amistoso dos EUA neste ano, e a segunda derrota – perdeu para Honduras no dia 23 de janeiro e ganhou de El Salvador no dia 24 de fevereiro.

O próximo amistoso dos Estados Unidos será contra a República Tcheca, no dia 25 de maio. A seleção norte-americana está no Grupo C, junto com Inglaterra, Argélia e Eslovênia.

Já a Holanda volta a jogar no dia 26 de maio contra o México, e ainda enfrenta Gana e Hungria antes do Mundial. Os holandeses são cabeças-de-chave do Grupo E, e enfrentam na primeira fase as seleções da Dinamarca, Japão e Camarões.

HOLANDA 2 X 1 EUA

Holanda
Stekelenburg; Van Bronckhorst (Braafheid), Heitinga, Mathijsen (Vlaar) e Der Wiel; van Bommel (Afellay), De Jong (Van der Vaart) e Sneijder; Robben (Huntelaar), Kuyt (Babel) e Elia.
Técnico: Bert Van Marwijk

Estados Unidos
Howard; Spector, Bocanegra, DeMerit (Pearce) e Bornstein (Goodson); Bradley, Torres (Edu) e Holden (Beasley); Donovan (Johnson), Altidore e Findley (Bedoya).
Técnico: Bob Bradley

Data: 03/03/2010, quarta-feira
Local: Amsterdã (Holanda)
Público: 46 mil
Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)
Cartões amarelos: Braafheid (HOL)
Gols: Kuyt (HOL), aos 40 do primeiro tempo; Huntelaar (HOL), aos 28 do segundo tempo; e Bocanegra (EUA), aos 43 do segundo tempo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host