03/03/2010 - 09h01

Evento esvaziado marca data simbólica de 100 dias até o Mundial

Fábio Zanini
Da Folhapress
Em Johannesburgo (África Do Sul)

Nem a distribuição gratuita de cachorros-quentes foi capaz de trazer grande empolgação ao principal evento organizado para marcar a data simbólica de 100 dias até a Copa do Mundo, nesta terça-feira, em Johannesburgo. Menos de mil pessoas apareceram para ouvir tambores, ver danças típicas zulus e aprender a dançar o 'diski', uma estranha mistura de passos de macarena com movimentos simulando jogadas de futebol, que os organizadores sonham popularizar até a abertura do Mundial sul-africano, em 11 de junho.

No palco, montado numa pequena rua do bairro nobre de Sandton, revezavam-se DJs de rádios locais fazendo discursos que, em geral, respondiam aos céticos do sucesso do evento. "Diziam que não íamos conseguir. Muitos duvidavam da nossa habilidade. Queriam roubar nosso sonho. Mas este é o nosso momento!", disse uma representante da prefeitura da maior cidade sul-africana.

Cerca de 200 crianças de escolas públicas da região do Soweto foram levadas de ônibus para a festa, munidas de camisetas temáticas alusivas à Copa na África do Sul e as infalíveis e já consagradas vuvuzelas (cornetas de plástico).

Policiais ajudaram na distribuição de camisas. Ao meio-dia, a fila para ganhar um cachorro-quente de graça (mas com linguiça em vez de salsicha) rapidamente se formou. Até engravatados que trabalham na Bolsa de Valores de Johannesburgo, próxima do local, apareceram repentinamente para ganhar o seu.

Outra mensagem repetida a todo instante era a da integração nacional. Locutores negros e brancos subiram ao palco e pediram que a Copa do Mundo fosse uma chance de a África do Sul dar mais um passo rumo à reconciliação.

Eventos parecidos ocorreram nesta terça em todo o país. Numa tentativa de empolgar a população com a Copa, o governo lançou a campanha 'Fly the Flag' (Hasteie a Bandeira), estimulando que as pessoas portem ao menos uma bandeirinha do país ao andarem pelas ruas ou quando estiverem dentro dos seus carros.

Outra iniciativa, já lançada há alguns meses pelos organizadores da Copa na busca por popularizar o esporte, é a do 'Football Friday' (Sexta-Feira do Futebol), em que se pede às pessoas que trabalhem com a camisa da seleção sul-africana, a 'Bafana Bafana', todo último dia útil da semana.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host