24/02/2010 - 15h37

Médico de Cabañas diz que jogador tem problemas com memória recente

Das agências internacionais
Na Cidade do México (MEX)
  • O presidente paraguaio Fernando Lugo mostra camisa do América-MEX autografada por Cabañas

    O presidente paraguaio Fernando Lugo mostra camisa do América-MEX autografada por Cabañas

O neurocirurgião Ernesto Martínez, que acompanha o caso de Salvador Cabañas, adiantou o primeiro reflexo do incidente no qual o paraguaio se envolveu há quase um mês. Depois de ser alvejado em uma discussão em um bar no México, o atacante apresenta sinais de recuperação física notáveis, mas tem dificuldade em lembrar-se de acontecimentos recentes.

“Ele responde a todos, mas não se lembra de nada e nem pergunta o que aconteceu. Já lhe fizeram perguntas mais diretas e ele segue sem contato com a realidade”, disse Martínez.

Segundo o médico, Cabanas “controla suas extremidades e avisa quando precisa ir ao banheiro, o que é um indício de que sabe reconhecer os estímulos do corpo”. De acordo com Martínez, agora é possível determinar como estão outras funções de seu organismo, como a audição, a visão, o tato e o paladar.

Cabañas, que já caminha somente com as mãos dadas a uma outra pessoa, lembra de coisas da sua infância e de sua vida no México. O paraguaio não se recorda, no entanto, de acontecimentos mais recentes, inclusive a confusão do último dia 25 de janeiro.

Agora, Cabañas será submetido a uma reabilitação cognitiva ocupacional, que tem como objetivo estimular a recuperação das partes afetadas da capacidade memorial. Os médicos não garantem, porém, que o paraguaio vai recuperar-se por completo.

“Se o seu cérebro não se reintegrar nas condições normais, a terapia não adiantará de nada”, disse Martínez.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host