19/02/2010 - 19h04

Comitê Paulista para a Copa e São Paulo rebatem declarações da Fifa sobre Morumbi

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
  • Morumbi tem sido motivo de discussões constantes entre a Fifa e o Comitê Paulista

    Morumbi tem sido motivo de discussões constantes entre a Fifa e o Comitê Paulista

As últimas declarações do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, sobre a impossibilidade de o Morumbi receber partidas de semifinal da Copa do Mundo de 2014 desagradaram o Comitê Paulista para o Mundial. Em comunicado oficial assinado por Caio Luiz de Carvalho, o núcleo respondeu às críticas feitas pelo dirigente.

Segundo o Comitê, a última reunião ocorrida entre a Fifa e os representantes paulistas, em 9 e 10 de fevereiro, foi, sim, favorável ao Morumbi. O grupo informa que as alterações feitas no projeto do estádio foram bem aceitas pelos representantes da entidade.

De acordo com o comunicado, o coordenador geral da Fifa para 2014, Fúlvio Danilas, aprovou as novas observações ao projeto e disse que “se o SPFC cumprisse com aquilo proposto no relatório entregue, estaria habilitado para receber até a semifinal da Copa de 2014, mas não para a abertura da Copa”, conforme explica o Comitê Paulista.

O texto do Comitê sugere ainda que não há razões para a o Morumbi e o Estado de São Paulo serem “alvos constantes de declarações oficiais por parte dos altos dirigentes da Fifa”. “Não acreditamos e não podemos imaginar que exista qualquer prevenção pessoal por parte do secretário-geral da FIFA, Jerome Walcke, contra a cidade de São Paulo ou o SPFC, clube de tradição, tricampeão mundial e afiliado à entidade”, acrescenta.

O comunicado divulgado nesta sexta também reitera que os paulistas gastarão o necessário para atender todas as solicitações da Fifa, mencionando o dinheiro investido pelo São Paulo Futebol Clube nas melhorias do Morumbi e todo o montante público disponível para aprontar a infraestrutura para a Copa na cidade e no estado.

“Estamos convencidos que não decepcionaremos a FIFA e que tudo faremos para atender todas as solicitações pertinentes de forma a pleitear a semifinal e a abertura da Copa de 2014”, conclui o Comitê Paulista.
 
São Paulo também responde

O Comitê Paulista não foi o único a rebater as declarações de Valcke. O São Paulo também publicou nota oficial respondendo ao secretário-geral da Fifa. Leia abaixo, na íntegra, o texto assinado pelo próprio presidente do clube, Juvenal Juvêncio:

O São Paulo Futebol Clube tomou conhecimento das declarações atribuídas ao secretário-geral da FIFA, Jeróme Valcke, pelo jornal O Estado de S. Paulo e esclarece o seguinte:

Foi a própria FIFA que informou em reunião com a comitiva de São Paulo no dia 9 de fevereiro, em Zurique, que o projeto apresentado credenciava o Morumbi a receber uma das semifinais da Copa do Mundo de 2014.

O São Paulo Futebol Clube reitera seu compromisso público com todos os paulistanos, paulistas e brasileiros que construíram a mais importante cidade da América Latina de trabalhar diuturnamente para que o Morumbi seja o palco da abertura do Mundial.

Juvenal Juvêncio
Presidente do São Paulo Futebol Clube

*Atualizada às 19h13
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host