18/02/2010 - 07h00

Fifa homenageia o aniversário do último sobrevivente da Copa de 1930

Das agências internacionais
Em La Plata (Argentina)
  • Francisco Varallo é homenageado na Argentina

    Francisco Varallo é homenageado na Argentina

Aos 100 anos, Francisco Varallo se lembra de tudo: o barulho da bola de couro pesado, rolando enquanto eles estavam feridos porque as substituições não eram permitidas.

Varallo, o último sobrevivente da primeira final da Copa do Mundo, fez 100 anos na semana passada em sua casa próxima de Buenos Aires relembrando o duelo entre seu país e o vizinho Uruguai.

“Nunca em meus anos de vida fui homenageado desta forma”, declarou Varallo, sorrindo, com as lágrimas rolando de seus olhos, após entrar no teatro onde centenas de pessoas o aguardavam para fazer um tributo em sua homenagem.

Como um atacante que tinha um chute poderoso que o fez ganhar o apelido de ‘pequeno canhão’, Varallo foi o mais jovem jogador a competir na primeira Copa do Mundo quando ele jogou pela Argentina no torneio no Uruguai com 20 anos.

Quando as luzes do teatro se apagaram, imagens em preto e branco da primeira Copa do Mundo da história foram projetadas em um telão.

Jogadores europeus em chapéus e blazers foram mostrados chegando ao cais de Montevidéu após uma viagem de 15 dias a bordo de um barco a vapor. Fotos mostraram o cantor de tango Carlos Gardel reunido com a equipe argentina nos camarins, e do Estádio Centenário onde a Argentina de Varallo perdeu a final contra o Uruguai por 4 a 2.

Varallo fez sua estreia na equipe de aspirantes do Gimnasia de La Plata em 1928 e uma semana depois estava no principal por uma brilhante atuação. Dessa forma, ajudou o time a conquistar o único título de sua história em 1929 durante a era amadora, e um ano mais tarde foi transferido para o Boca Juniors onde permaneceu durante o resto de sua carreira.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host