17/02/2010 - 11h26

Para Valdívia, Chile tem condições de surpreender na Copa

Das agências internacionais
Em Zurique (Suíça)

Após se destacar no Palmeiras, Jorge Valdívia se transferiu para o Al Ain, dos Emirados Árabes. Eleito melhor jogador do ano da liga do país asiático, o chileno, de 26 anos, espera manter a boa fase na Copa do Mundo-2010. Em entrevista ao site oficial da Fifa, o meia afirmou que a Roja pode surpreender na África do Sul.

“Nem sempre os favoritos de antes do torneio terminam em primeiro. Dentro de campo é 11 contra 11 e qualquer seleção pode eliminar a outra. Você pode ter os melhores jogadores do mundo e não ter um verdadeiro time, portanto tudo pode acontecer. O Chile tem uma boa equipe e é bem capaz de provocar algumas surpresas. Seleções como Brasil, Itália, Alemanha, Espanha e Argentina sempre são favoritas, mas todo torneio tem uma surpresa, então por que não o Chile?”, disse.

O meio-campista elogiou o trabalho do treinador Marcelo Bielsa à frente da Roja. “Houve muitas mudanças. Ele nos transformou em uma equipe mais profissional e trabalhamos ainda mais arduamente nos treinamentos. Ele também trouxe outro estilo de jogo para a seleção, o que ficou evidente ao longo das eliminatórias. Bielsa é um grande profissional. Ele analisa os nossos adversários nos mínimos detalhes. É impossível definir especificamente o papel que ele desempenhou, mas Bielsa foi fundamental para a nossa classificação e trouxe uma nova mentalidade para o grupo”, analisou.

Nas eliminatórias da Copa-2010, o Chile ficou marcado por seu futebol ofensivo. Valdívia afirmou que a equipe manterá esta característica. “Jogaremos da mesma forma, já que Bielsa sempre joga para vencer. Esperamos que Suazo siga marcando gols e que possa desempenhar o mesmo papel importante que ele teve nas eliminatórias”, comentou.

O meia não quis avaliar a dificuldade do grupo da seleção chilena no Mundial. “A Copa do Mundo reúne os melhores jogadores de todos os continentes, portanto não há grupos fáceis. Toda chave tem seleções que ambicionam ganhar o torneio. Em relação ao grupo do Chile, o resultado do sorteio foi o que foi — é impossível dizer se foi bom ou ruim. Depois do Mundial veremos se foi ou não favorável para nós, mas o que posso dizer é que os outros três países do nosso grupo são adversários difíceis e concorrentes de valor”, completou.

Na Copa do Mundo-2010, o Chile está no grupo H, ao lado de Espanha, Honduras e Suíça.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host