30/01/2010 - 09h39

Em condição estável, Cabañas passará por exame de tomografia

Das agências internacionais
Na Cidade do México
  • Conforme resultados do exame de tomografia, Cabañas pode ter dose de sedativos reduzida

    Conforme resultados do exame de tomografia, Cabañas pode ter dose de sedativos reduzida

O estado de saúde de Salvadro Cabañas permanece estável. O atacante da seleção paraguaia será submetido neste sábado a um exame de tomografia computadorizada para verificar como está o edema cerebral.

“Ele se manteve estável. Estamos começando o quarto dia e todos os parâmetros estão bem. Não há complicações”, afirmou o neurocirurgião Ernesto Martínez Duhart, chefe da equipe médica que cuida do jogador, em entrevista coletiva na noite desta sexta-feira.

Conforme os resultados da tomografia, os médicos podem reduzir o nível de sedativos para verificar como Cabañas reagirá. “O exame nos permitirá ver se o edema segue diminuindo. A pressão intercraniana está bem. Quanto às evoluções neurológicas, há dias em que há muitos avanços e outros em que estão na mesma situação. Também há maus dias, mas ele tem se mantido estável e isso nos dá tranquilidade”, explicou Duhart.

Na sexta-feira, Cabañas, de 29 anos, recebeu a visita do atacante Cuauhtémoc Blanco, seu companheiro de equipe no América-MEX.

Orações e pressão

Na sexta-feira, seguidores da Santa Morte, figura cultuada no México, participaram de uma procissão pelas ruas de Pachuca. Eles rezaram e pediram pela recuperação de Cabañas. Cerca de cem pessoas participaram da cerimônia, realizada na região central da cidade.

O culto à Santa Morte, representada por um esqueleto elegantemente vestido, foi atacado pela Igreja católica, mas se popularizou nos últimos anos no México.

Já o governo mexicano recebe uma pressão cada vez maior para que seja encontrado o principal suspeito de ter atirado em Cabañas. Na sexta-feira, Fernando Lugo, presidente do Paraguai, disse ter conversado com Felipe Calderón, presidente do México, que prometeu progressos na investigação do caso.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host