11/12/2009 - 07h01

Índia sul-africana, Durban vê comunidade adotar Brasil e 'trair' Inglaterra

Alexandre Sinato
Em Durban (África do Sul)

DURBAN: CONHEÇA A ÍNDIA SUL-AFRICANA


Durban receberá um dos principais jogos da primeira fase da Copa. Às 11h (de Brasília) do dia 25 de junho, Brasil e Portugal se enfrentam no arrojado estádio Moses Mabhida. E como a África do Sul dificilmente passará pela cidade (apenas em uma eventual semifinal), a seleção de Dunga já ganhou a torcida local. Ou pelo menos a numerosa parte indiana.

A comunidade indiana em Durban é a maior do mundo fora da Índia. São mais de 1 milhão de pessoas, quase um terço da população total. Um desavisado que passar pela cidade pode, por alguns instantes, esquecer que está na África do Sul. A cultura indiana está por todos os lados. Em pouco tempo em Durban é possível encontrar pessoas vestindo trajes típicos.

Prédios, templos religiosos, mercados, iguarias e diferentes referências da Índia estão espalhados pela terceira maior cidade da África do Sul. No futebol, eles têm uma preferência: são fanáticos pelo futebol inglês. Manchester United e Liverpool são os mais adorados.

“Como o Campeonato Inglês passa aqui, temos muito contato com o futebol deles. É normal você ver os indianos com camisas dos times ingleses”, conta Victor Chetty. Seria natural, então, a comunidade adotar a Inglaterra durante a próxima Copa do Mundo, certo?

GANDHI VIRA RUA DE TRAFICANTES

  • Alexandre Sinato/UOL

    O indiano mais célebre que viveu na África do Sul e, especificamente em Durban, foi Mahatma Gandhi. No fim do século 19, após se formar em Direto em Londres, Gandhi aproveitou uma oportunidade de trabalho em Durban para se mudar.

    Segundo relato do próprio Gandhi, foi em território sul-africano onde ele fortaleceu os ideais que defenderia até o fim de sua vida. Ele fundamentou a forma de protesto não-violento e ajudou a idealizar o estado indiano. Na África do Sul, ajudou os hindus a brigarem pelo direito a voto.

    Até hoje Gandhi é lembrado em Durban. Uma grande rua da cidade leva seu nome. No entanto, atualmente o local em nada lembra a luta pacífica. A Mahatma Gandhi Street é um famoso ponto de tráfico.

    “Os nigerianos transformaram essa rua em local para vender drogas. É a rua mais perigosa de Durban. Acho que o Gandhi nunca imaginaria isso”, diz Buwi JP, taxista local. Ao passar de carro pelo local, é comum traficantes oferecerem drogas ou fazerem gestos característicos dos produtos à venda.


“Gostamos dos clubes ingleses, mas não tanto da Inglaterra. Entre as seleções, a maior parte dos indianos prefere o Brasil. Temos simpatia pela Inglaterra e pela África do Sul, já que somos daqui, mas o Brasil é o nosso número 1”, assegura Victor. Seu filho, Cedrick Chetty, atesta. “Torceremos pelo Brasil, é a melhor equipe da Copa.”

A simpatia que já era grande pelo futebol pentacampeão mundial cresceu ainda mais na última sexta-feira. A Inglaterra pode nem passar pela cidade, mas o sorteio dos grupos definiu que Durban receberá Brasil x Portugal, um dos jogos mais atraentes da fase de grupos. Nomes como Kaká, Luís Fabiano, Júlio César, Cristiano Ronaldo e Deco devem estar em campo. Um prato cheio para os “indianos africanos”.

“É um clássico que poderia ser a final da Copa. São duas grandes equipes, com muitos jogadores de qualidade. Com certeza o estádio estará lotado. Eu já comecei a correr atrás do meu ingresso assim que o sorteio definiu as partidas”, contou Victor.

Mas como toda boa regra, a preferência dos indianos pelo Brasil também tem suas exceções. Niven Moodleu também ficou animado com o sorteio, mas porque é fanático por Portugal. Ele só não gosta tanto de Cristiano Ronaldo, já que torce pelo Liverpool e o lusitano ficou marcado por atuar no Manchester.

Niven tem certeza que estará no jogo e sem precisar comprar ingresso. Na verdade, ele receberá para ver todas as partidas da Copa em Durban. “Trabalho na empresa que foi contratada para cuidar do sistema de som na Copa. Vou a todos os jogos aqui”, comentou o operador, sem disfarçar a ansiedade.

Além de brasileiros e portugueses, Espanha, Alemanha e Holanda também já têm jogos marcados em Durban, cidade conhecida ainda por atrair praticantes de esportes aquáticos e por ter um dos portos mais movimentados do continente. Na Copa, porém, o assunto será futebol. E parte da torcida a favor da seleção de Dunga será mais asiática que africana.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host