Top 5: Cruyff e Taffarel são heróis nos maiores jogos entre Brasil e Holanda

O histórico de confrontos contra Holanda não está entre os mais fartos na história da seleção brasileira. Mesmo assim, o duelo com os adversários das quartas de final da Copa desta sexta-feira é marcado por momentos marcantes dos Mundiais, com instantes de heroísmo de ídolos como Johan Cruyff, Romário e Taffarel, apenas para citar alguns.

De acordo com estatísticas oficiais da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Brasil e Holanda se enfrentaram somente nove vezes, com três vitórias da seleção, quatro empates e dois triunfos dos laranjas.

Confira abaixo a seleção do UOL Esporte dos cinco maiores jogos entre as duas equipes, três deles disputados em Copas:

1. Romário sai da linha da bola - 09/07/94, em Dallas (EUA)

Arquivo/AFP

Em um dos jogos mais emocionantes da Copa de 1994, o Brasil eliminou a Holanda nas quartas de final com a vitória por 3 a 2. Todos os cinco gols saíram em um eletrizante segundo tempo. A seleção de Parreira abriu vantagem com Romário e Bebeto (gol do 'embala nenê'). Quando tudo parecia encaminhado, os holandeses empataram com Bergkamp e Winter. No fim, Branco cavou uma falta no ataque e depois bateu com força. Na trajetória da bola, Romário fez esforço para afastar as costas e não atrapalhar. Milímetros que garantiram a vaga na semifinal e ajudaram na campanha do tetra.

Saiba mais sobre a Copa do Mundo em que o Brasil conqusitou o Tetra nos Estados Unidos


2. Sai que é sua, Taffarel - 07/07/1998, em Marselha (FRA)

Arquivo/Folha Imagem

Taffarel havia falhado em um dos gols da Holanda na vitória brasileira em 1994. Quatro anos mais tarde, saiu como o grande herói da seleção na semifinal da Copa na França. No tempo normal, Ronaldo colocou o time em vantagem após passe preciso de Rivaldo. Nos minutos finais, a defesa brasileira bobeou, e Kluivert empatou de cabeça (1 a 1). Após uma prorrogação de chances perdidas, a vaga na final foi decidida nos pênaltis. Zagallo gritou para incentivar seus jogadores e, debaixo das traves, Taffarel brilhou para parar as cobranças de Ronald de Boer e Phillip Cocu.

Leia tudo sobre a Copa do Mundo de 1998, quando o Brasil bateu a Holanda, mas acabou com o vice


3. Atropelado pela Laranja Mecânica - 03/07/74, (ALE)

AFP PHOTO

Nas vésperas do jogo que definiria uma vaga na final da Copa da Alemanha, o técnico Zagallo teria dito que não conhecia a Holanda, em uma das lendas do futebol brasileiro, insinuando não dar importância à sensação daquele Mundial, que revolucionava conceitos sob a direção de Rinus Michels. Em campo, os então campeões de 70 penaram diante dos abafas coletivos pela posse de bola no meio-campo. No fim, o time então conhecido como a Laranja Mecânica, vestindo uniforme branco, passou pelo Brasil por 2 a 0, com gols dos craques Neeskens e Cruyff.

Mais sobre o Carrosel Holandês e o Mundial de 1974, disputado na Alemanha


4. Quem é o campeão? - 20/12/1989, em Roterdã (HOL)

Divulgação/Site da Fifa

Em amistoso disputado em Roterdã bem no fim de 1989, a seleção de Sebastião Lazaroni mostrava força para o Mundial do ano seguinte com uma vitória significativa por 1 a 0, com gol marcado pelo atacante Careca. Foi uma vitória fora de casa sobre um time que há pouco conquistava a maior façanha da história do futebol holandês, com o título europeu de 1988. Em campo, dos nomes badalados daquela equipe, apenas Ronald Koeman jogou. Os astros Ruud Gullit, Marco van Basten, Frank Rikjaard escaparam do revés para o então campeão da Copa América.

Árbitro japonês Nishimura apita Holanda x Brasil nesta sexta-feira


5. Furada na Fonte Nova - 05/06/1999, em Salvador (BRA)

Arquivo Folha

Menos de um ano depois do quente encontro na Copa da França, Brasil e Holanda voltaram a se encontrar para o início de uma série de três amistosos. O primeiro deles foi disputado em Salvador, num dos últimos momentos de gala do imenso estádio da Fonte Nova, antes da tragédia desta década e de sua parcial inutilização. Em campo, brasileiros e holandeses fizeram um confronto ofensivo, cheio de possibilidades e variações de placar. O placar no fim apontou empate por 2 a 2 entre a seleção dirigida por Vanderlei Luxemburgo e os visitantes europeus. No lance mais famoso da partida, o então jovem Ruud van Nistelrooy tentou marcar de calcanhar debaixo das traves, sem goleiro, mas cometeu falha grotesca.

Leia mais notícias da preparação brasileira para o duelo das quartas de final contra a Holanda


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host