Top 5 - Série, jejum, tabu... Sequências que caíram na 1ª semana de Copa

Com uma semana de Copa do Mundo, a Jabulani rolou mais de 1,8 mil minutos. Nestes 20 primeiros jogos, tabus já foram quebrados. Longos jejuns encerrados, a comemoração do primeiro gol, vitória inédita em estreias, fim de freguesia e até o sabor da primeira derrota em debutes. Confira fatos que mandaram os retrospectos para escanteio e começam a escrever uma nova história:

Quedas de Espanha e França diante de fregueses

Arte UOL/Getty Images

Espanha e França enfrentaram fregueses históricos na 1ª fase da Copa da África do Sul. Na estreia pelo grupo H, a Fúria tinha pela frente a Suíça, rival que já encarou por 18 vezes, com 15 vitórias e três empates. No entanto, os comandados de Vicente Del Bosque pararam na forte zaga e sofreram o primeiro revés histórico. Pior ainda foram os Le Bleus. Pela segunda rodada do grupo A, os franceses viram a invencibilidade no confronto contra o México ruir. Após 6 jogos (cinco vitórias e um empate), a França perdeu pela 1ª vez para os adversários e se complicaram. Agora depende de outros para avançar.

SAIBA COMO FOI A QUEDA DA ESPANHA NA ESTREIA NA COPA

CONFIRA O FIM DA INVENCIBILIDADE FRANCESA DIANTE DO MÉXICO


Chile volta a vencer em Copas após 48 anos

AP Photo/Eugene Hoshiko

Após 48 anos, o torcedor do Chile pode comemorar uma vitória em um jogo de Copa do Mundo. Na manhã desta quarta-feira, diante de uma fraca seleção de Honduras, a La Roja jogou bonito, para frente, criou várias chances, pecou na finalização, mas ganhou por 1 a 0, com gol do ex-gremista Beausejour. O Chile não ganhava um jogo de Mundial desde 1962, quando sediou a competição e terminou em terceiro lugar. O último triunfo ocorreu no dia 16 de junho daquele ano justamente na disputa pelo bronze. Após perder a semifinal para o Brasil, o time se recuperou e superou a extinta Iugoslávia por 1 a 0.

PÁGINA COM TUDO SOBRE A VITÓRIA CHILENA SOBRE HONDURAS

GOSTA DA ESCALAÇÃO DO CHILE? SEJA O TÉCNICO E ESCOLHA OS TITULARES


Grécia e Nova Zelândia pontuam pela 1ª vez

Arte UOL/Reuters e Getty Images

Grécia e Nova Zelândia só tinham uma Copa do Mundo em seus currículos. E as duas seleções chegaram à África do Sul com a expectativa de marcar seus primeiros pontos em Mundiais. E eles vieram. Winston Reid entrou para a história ao marcar o primeiro gol neozelandês após 28 anos de jejum em Copas, no empate com a Eslováquia, pelo grupo F, e assegurou o primeiro ponto do país no torneio. A Grécia foi mais longe. O time nunca havia marcado nenhum gol no torneio. E vieram logo dois na virada sobre a Nigéria. Salpingidis e Torosidis foram os heróis da vitória e asseguraram o triunfo inédito.

O EMPATE SURPREENDENTE DA NOVA ZELÂNDIA COM A ESLOVÁQUIA

A VIRADA HERÓICA DA GRÉCIA SOBRE A NIGÉRIA


Japão conquista primeira vitória em estreias de Copa

Martin Rose/Getty Images

A seleção japonesa chegou à África do Sul sob incerteza e desconfiança. Mas os nipônicos surpreenderam logo na estreia e conquistaram a primeira vitória em debutes de Copa do Mundo. Nas três participações anteriores, eles somavam derrotas para Argentina (1998) e Austrália (2006) e empate com a Bélgica (2002) em seus jogos iniciais de Mundiais. Com o 1 a 0 sobre Camarões na segunda, o Japão também obteve inédita vitória fora de casa em Copas. Em seis jogos, eram cinco derrotas e um empate. Os triunfos da seleção só ocorreram em 2002, quando o país sediou a Copa junto com a Coreia.

VEJA COMO FOI A PRIMEIRA VITÓRIA JAPONESE EM ESTREIAS

JAPONESES CELEBRAM 1ª VITÓRIA FORA DE CASA EM COPAS


Dinamarca sofre primeiro revés em debutes na Copa

Vincenzo Pinto/AFP

A Dinamarca iniciou a disputa de sua 4ª Copa do Mundo com a difícil missão de enfrentar a favorita Holanda. E tudo corria bem até Agger marcar o primeiro gol contra da Copa de 2010. Os "laranjas" ainda ampliaram com Kuyt e sacramentaram a vitória no 1º jogo do grupo E. O placar de 2 a 0 adverso representou a quebra de um tabu. Os escandinavos nunca tinham perdido um jogo de estreia em Copas. Na primeira participação (1986), a equipe venceu a Escócia por 1 a 0. Em 1998, o debute foi contra Arábia Saudita também pelo placar simples. Em 2002, a estreia foi com triunfo contra o Uruguai pelo placar 2 a 1.

TODOS OS DETALHES DA DERROTA DA DINAMARCA PARA A HOLANDA

HOLANDA BATE RECORDES, QUEBRA TABU E CELEBRA SORTE


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host