Top 5 - As histórias mais curiosas da Copa do Mundo

Holanda, Espanha e a eliminação do Brasil foram notícia, assim como o mau desempenho de Cristiano Ronaldo e a superação uruguaia. Só que a Copa do Mundo da África do Sul não viveu somente de histórias construídas dentro de campo. Fora dele, modas, campanhas e até animais ganharam as manchetes.

A lista de curiosidades da Copa de 2010 inclui desde uma musa até um oráculo inusitado, passando por uma estrela com fama negativa e jornalistas em destaque.

Confira abaixo a lista elaborada pelo UOL Esporte:

Larissa Riquelme

Norberto Duarte/AFP

As beldades torcedoras são procuradas com frequência pelos fotógrafos em eventos como a Copa do Mundo. Em 2010, a variedade de estilos e gostos não impediu que uma, em especial, se destacasse das demais. A paraguaia Larissa Riquelme chamou a atenção com uma blusa sensual nas cores de seu país e um celular acomodado entre os seios. A imagem correu o mundo, ganhou destaque em jornais de diversos países e foi espalhada pelas redes sociais na internet. Ela passou, então, a ser chamada de "namorada do Mundial" pela mídia, e chegou a prometer que ficaria nua caso sua seleção ganhasse a Copa. Ciente das limitações paraguaias, ajustou sua promessa a uma ida às semifinais, que acabou não acontecendo. Por fim, Larissa, que nada tem a ver com o argentino Riquelme, decidiu tirar a roupa para homenagear os "guerreiros" paraguaios.

Larissa Riquelme é a musa do Paraguai na Copa? Veja todas e eleja a sua favorita

Larissa Riquelme cumpre promessa e, nua, vira capa de jornal paraguaio


Mick Jagger pé frio

Kirsty Wigglesworth/AP

A "maldição" começou nas oitavas de final. Mick Jagger apostava que a Inglaterra passaria para as oitavas como a primeira do grupo C. Com o ingresso comprado, teve de assistir a Estados Unidos e Gana, torcendo pelos ianques. Na prorrogação, Donovan e companhia foram eliminados, e o vocalista dos Rolling Stones foi chamado de pé frio. Jagger ainda veria a queda da Inglaterra, sua terra natal, do Brasil, ao lado do filho Lucas, e da Argentina, com Leonardo di Caprio. A culpa das seguidas eliminações, ao menos para os usuários de redes sociais na internet, recaiu sobre o roqueiro. Brasileiros relembraram uma "façanha" de Jagger da década de 1980. Um site, por sua vez, permitiu que os interessados pudessem "contratá-lo" para defender uma causa. Frequentemente um dos tópicos mais comentados do Twitter, Mick virou sinônimo de mau agouro na Copa do Mundo.

Mick Jagger pé frio ganha sua própria versão do criador de "Michael Dunga"

Confira em vídeo: em 1984, Mick Jagger quase tirou um título do Fluminense


Paul, o polvo

AFP

Um hipopótamo e um macaco erraram suas previsões no início da Copa. A Alemanha, carente de um vidente do mundo animal, acabou acreditando em Paul, o polvo. O molusco é inglês, mas vive em um aquário de Oberhausen, na Alemanha. Seus treinadores preparam duas porções de mexilhões, cada uma com a bandeira de um país. Paul acertou todos os resultados da seleção germânica, até a derrota para a Sérvia. Pelo retrospecto, ele virou uma espécie de "oráculo" dos apostadores antes da semifinal entre Alemanha e Espanha. Para criar polêmica, internautas chegaram a espalhar uma montagem em que Paul apostava nos ibéricos. Em poucos minutos, a brincadeira foi desvendada. Quando a previsão real chegou, os espanhóis se animaram novamente, já que foram indicados para final (em previsão que se confirmou). De oráculo, Paul virou persona (?) non grata na Alemanha e virou alvo até de comunidades em redes sociais que o pediam frito ou cozido.

No Twitter, polvo Paul desbanca espanhol Carles Puyol como herói da semifinal

Simulados das previsões de Paul prevê Serra presidente do Brasil


"Cala a boca Galvão"

Reprodução/TV

Na abertura da Copa do Mundo, Galvão Bueno desfiava comentários e brincadeiras sobre o início da festa na África do Sul. No Twitter, brasileiros iniciaram uma campanha pedindo que o narrador da Rede Globo se calasse. O resultado? "Cala Boca Galvão" tornou-se a frase mais comentada do microblog em instantes. Os estrangeiros, curiosos com o incidente, buscaram explicações. Os brasileiros responderam que Galvão era uma ave brasileira em extinção, e que uma quantia seria doada a uma fundação de preservação a cada retransmissão da mensagem. Para suportar a mentira, vídeos e pôsteres foram criados e espalhados pela rede mundial. O próprio Galvão Bueno aderiu à campanha, questionado sobre o assunto pelo apresentador Tiago Leifert. Bem humorado, a voz oficial da Rede Globo no esporte disse que também lutava pela preservação do pássaro.

Pigarro quase cala a boca de Galvão Bueno durante jogo entre Brasil e Holanda

E não é que até a Inglaterra tem seu Galvão Bueno; saiba mais do súdito da Rainha


Sara Carbonero

Matt Dunham/AP

Iker Casillas venceu a disputa com boleiros como Cristiano Ronaldo e conquistou Sara Carbonero, bela jornalista da emissora Telecinco. A namorada do goleiro titular da Espanha é repórter de campo e costuma ficar atrás dos gols em jogos da Fúria. Justamente por isso, ela foi apontada como responsável por uma suposta falha do camisa 1 na estreia de sua equipe, contra a Suíça. Casillas, distraído pela bela, teria errado na saída que originou o gol de Gelson Fernandes. Desde então, os dois lados negaram o problema, que foi amplamente explorado pela mídia inglesa. Após a vitória sobre o Paraguai, nas quartas, o goleiro herói, que pegou um pênalti, foi entrevistado justamente pela namorada, uma das polêmicas da Copa.

Namorada de Iker Casillas deixa Villa 'esperando' para trocar olhares com amado

Veja fotos de Sara Carbonero e outras beldades que são mulheres de jogadores


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host