Top 5 - As figuras "sumidas" na Copa da África do Sul

Antes de a 19ª edição da Copa do Mundo começar, era possível imaginar que algumas figuras conhecidas da África do Sul iriam roubar a cena ao aparecerem constantemente nos estádios ou que craques que brilham na Europa, como Cristiano Ronaldo, Kaká, Messi e Rooney, iriam ser destacar no Mundial. Mas estas previsões não se concretizaram.

Os três últimos melhores jogadores mundo sequer chegaram à final da competição, alguns até voltaram para casa sem marcar gols. Já os ícones locais Nelson Mandela e Desmond Tutu quase não foram vistos. Confira abaixo os personagens que não deram as caras no Mundial-2010.

Líderes ausentes

Hassan Ammar/AP

A Copa da África do Sul parecia que iria ter dois grandes embaixadores: o ex-presidente Nelson Mandela e o bispo Desmond Tutu (foto), ambos vencedores do prêmio Nobel da Paz por suas contribuições contra o apartheid. Mas, no Mundial, eles pareciam não estar muito dispostos a ajudar. Tutu até mostrou empolgação durante no show de abertura, mas sumiu no restante da competição. Com Mandela, aconteceu o contrário: de luto por causa da morte da bisneta poucas horas da abertura, não participou do lançamento da competição, mas marcou presença no encerramento após insistência da Fifa.


Estrelas do futebol

Alessandra Tarantino/AP

Quem foi até a África do Sul, esperava ver grandes exibições de Cristiano Ronaldo, Kaká, Drogba e Rooney (foto). Mas esta não foi a Copa dos astros do futebol. Nem o melhor do mundo Lionel Messi escapou da mediocridade a que estavam destinados os principais nomes que atraíram interesse ao evento. É verdade que o argentino se esforçou, mas levou azar e terminou sem marcar nenhum gol, enquanto a sua seleção foi goleada nas quartas. C. Ronaldo e Rooney foram os que mais decepcionaram: além de maltratarem a bola, fizeram o mesmo com os câmeras depois de seus fracassos.


Rei no Brasil

Greg Salibian/Folha Imagem

Sim, Pelé, o "Rei do futebol", continuou movimentando o noticiário durante a Copa com seus "pitacos" e palpites. Mas por que o maior jogador de todos os tempos não deu as caras na África do Sul? Nem na cerimônia oficial do lançamento da logomarca do Mundial de 2014 ele marcou presença. A única explicação para o sumiço é o contrato firmado com o SBT, afinal, o evento alusivo ao torneio do Brasil foi transmitido pela TV Globo, e Pelé deve ter sido recomendado a não aparecer em território sul-africano para que não fosse registrado pela concorrência.


Campeões mundiais em 1995

Alexandre Sinato/UOL Esporte

Antes da Copa do Mundo, Oregan Hoskins, presidente da Federação Sul-Africana de Rúgbi, declarou que "a equipe estaria seguindo a seleção de futebol em toda caminhada no Mundial". Mas os Bafana Bafana não chegaram a ter todo esse apoio, ou então as vuvuzelas se sobressaíram. É verdade que, ao tentar pegar carona na onda do torneio, o cartola do rúgbi alertou que os "Springboks" teriam muitos compromissos nesse período. No fim das contas, o segundo esporte mais popular do país ficou mesmo à margem do maior evento já sediado pelos sul-africanos.


Sérvio cigano

Kevork Djansezian/AP

O treinador sérvio era figura marcada nas Copas desde 1986, sempre treinando equipes secundárias, e às vezes até surpreendendo, como com a Costa Rica em 1990 ou a Nigéria em 1998. Desta vez, o insistente técnico passou em branco. Enquanto viu o brasileiro Carlos Alberto Parreira quebrar o recorde de participações no Mundial, com seis edições no currículo, Bora desempenhou o modesto posto de assistente técnico da seleção de seu país natal, que acabou eliminada logo na primeira fase. Assim, ele quebrou uma sequência de cinco Copas seguidas treinando seleções diferentes.


Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host