06/05/2010 - 14h59

Atlético de Madri pede autorização ao Uruguai para ter Forlán em final

Das agências internacionais
Em Montevidéu (Uruguai)
  • Diego Forlán comemora gol do Atlético de Madri em duelo contra o Liverpool pela Liga Europa

    Diego Forlán comemora gol do Atlético de Madri em duelo contra o Liverpool pela Liga Europa

Preocupado em ficar sem seu goleador para a final da Copa do Rei da Espanha, o Atlético de Madri enviou à Associação Uruguai de Futebol (AUF) um pedido de liberação do atacante Diego Forlán para o jogo com o Sevilla, no dia 19 de maio. A entidade sul-americana irá consultar a Fifa sobre a liberação do jogador.

O pedido foi feito pelo Atlético de Madri porque a Fifa impede que os jogadores que disputarão a Copa do Mundo da África do Sul entrem em campo por seus clubes a partir do próximo dia 16 de maio. A partir desta data a entidade máxima do futebol é a responsável em caso de contusão de algum atleta, e não o clube ou a seleção em que ele atua.

O presidente da AUF, Sebastián Bauzá, declarou que a federação local ainda não tem uma posição oficial sobre o caso e que “espera uma resposta da Fifa”.

O treinador da seleção uruguaia, Oscar Washington Tabárez, agendou para o dia 17 o início dos trabalhos com os atletas que pretende levar ao Mundial. Caso Forlán seja liberado para defender o Atlético de Madri, ele terá que se apresentar à seleção no dia 20.

“Se a Fifa autorizar, não terá nenhum problema e nós iremos liberar o jogador”, disse Bauzá. “Mas a Fifa precisa autorizar, porque se Forlán se machucar, a responsabilidade será dela”, acrescentou.

Já o treinador da equipe uruguaia preferiu evitar polêmica. “Eu não posso autorizar nada, não me compete e não posso assumir essa responsabilidade”, comentou.

Chuteira de Ouro na temporada passada na Europa – título entregue ao maior goleador do continente -, Forlán é o principal jogador de ataque do Atlético de Madri e do Uruguai. Nas eliminatórias sul-americanas ao Mundial, o atacante fez sete gols pela seleção. Pelo time madrileno, ele já marcou 18 vezes pelo Campeonato Espanhol.

No grupo A da Copa do Mundo da África do Sul, o Uruguai estreia na competição contra a França, no dia 11 de junho, na Cidade do Cabo. Os uruguaios ainda enfrentam pela primeira fase os donos da casa (16/06) e o México (22/06).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host