09/04/2010 - 08h03

Fifa apresenta modelo de ingresso para a Copa do Mundo 2010

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

Em cerimônia realizada nesta sexta-feira em Johannesburgo, a Fifa apresentou o modelo de ingresso que será utilizado na Copa do Mundo da África do Sul este ano. Estiveram presentes no evento o secretário geral da entidade, Jérôme Valcke, e o diretor executivo do Comitê Organizador local, Danny Jordaan.

  • Fifa divulgou o modelo de ingresso da Copa com informações em inglês: 1) Local da partida; 2) Número da partida; 3) Data da partida; 4) Categoria do assento; 5) Horário local de início da partida; 6) Preço (em rand ou dólar); 7) Confronto; 8) Nome do comprador do ingresso; 9) Indicação da cor do setor do estádio; 10) Localização do assento.

As entradas estarão disponíveis ao público a partir do dia 15 de abril, quando começa a última fase de vendas. Essa data coincide com a abertura dos centros de venda de entradas para Copa do Mundo nas nove cidades sul-africanas que serão sedes de partida.

“Nessa última fase, temos nos esforçado para ajudar os torcedores, oferecendo a eles diversas maneiras de se comprar ingressos”, disse Valcke. “Queremos facilitar os trâmites para todos e lhes dar a oportunidade de assistir à partidas do Mundial e viver a experiência de participar da primeira Copa do Mundo na África.”

No total, serão disponibilizadas 500 mil entradas para as 63 partidas do Mundial – em todas as cidades e incluindo os jogos de mata-mata, exceto a final do torneio.

Durante essa quinta e última fase de venda - do dia 15 de abril até o dia da final, dia 11 de julho – os torcedores poderão adquirir ingressos para as partidas de cinco formas:

- Em 11 pontos de vendas nas cidades-sedes, abertos os sete dias da semana, nas 9 as 18 horas, no horário local;

- Nas 600 sucursais do banco FNB na África do Sul, de segunda a quinta-feira;

- No site oficial da Fifa (www.fifa.com);

- Pelo serviço telefônico criado exclusivamente para o serviço – na África do Sul o telefone é 083 123 2010; para o resto do mundo, 0041445832010;

- Nos 18 pontos de venda da loja Shoprite/Checkers; a partir dos dia 19 de abril.

“Essas novas possibilidades farão o processo muito mais fácil para os torcedores. Sempre temos dito que é importante que essa Copa do Mundo esteja ao alcance de todos e acreditamos a venda de ingressos em bilheterias corresponde à necessidade de todos os interessados”, afirmou Danny Jordaan.

Nas quarta fase de vendas, foram comercializadas cerca de 240 mil entradas, sendo 85% delas para residentes na África do Sul. No total, deverão ser vendidas 2,2 milhões de ingressos para o torneio.

Medo de estádios vazios

Os cartolas aproveitaram a cerimônia para comentar sobre como estão as vendas de ingressos para a Copa. Com as 500 mil entradas que serão disponibilizadas no dia 15 de abril, cerca de um terço do total de entradas ainda estará à venda. Com isso, os organizadores temem que algumas partida fiquem com a maior parte das arquibancadas vazias.

Valcke e Jordaan disseram que o processo anterior de venda, apenas pela internet, não colaborava com a população sul-africana, que em sua maioria é pobre e não tem acesso a esse tipo de tecnologia. “Agora todos terão tempo para aprender a comprar”, afirmou Jerome Valcke.

Já Danny Jordaan disse que “seria trágico” para o país-sede da Copa do Mundo se os estádios ficarem vazios e convocou os torcedores a “comprarem os ingressos agora”.

*Atualizado às 14h50

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host