Luis Suarez

Luis Alberto Suárez
Luis Suarez
Data de Nascimento24/01/1987
NacionalidadeUruguaia
Local de nascimentoSalto (URU)
Altura1,81m
Peso81kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeAjax
Número
9

História

Clubes por onde passou
  • Nacional (URU): 2005-2006
  • Groningen (HOL): 2006-2007
  • Ajax (HOL): 2007-2010

Luis Suarez é indiscutivelmente o dono da camisa 9 da seleção uruguaia. Trata-se de um atacante completo: habilidoso, de técnica apurada, oportunista, perigoso tanto no jogo aéreo quanto com a bola no chão.

No Ajax, equipe onde é ídolo, Suárez já é capitão, com apenas 23 anos, e seu aproveitamento em partidas pelo clube holandês é notável: de cada quatro jogos, faz gol em três.

Na temporada 2009/2010, Luis Suárez foi o artilheiro do Campeonato Holandês com 35 gols em 34 jogos, além de sua equipe ter marcado na menos do que 106 gols e terminado com um saldo de 86 gols, o que não foi suficiente para superar o Twente, que ficou um ponto à frente do Ajax e sagrou-se campeão. No entanto, Luis Suárez foi eleito o melhor jogador em atividade na Holanda.

Já pela seleção, das 20 partidas do Uruguai no caminho até o Mundial (incluindo as duas da repescagem contra a Costa Rica), Suárez não começou como titular em apenas uma, contra a Bolívia em La Paz, por estar suspenso. Nas 19 restantes, ao lado de Diego Forlán, ajudou o time celeste a se classificar marcando cinco gols na competição.

Em 2010, o jogador participou da histórica campanha do Uruguai na Copa do Mundo da África do Sul, que ficou com a quarta colocação, posição que a seleção não alcançava desde 1970. Na disputa do terceiro lugar, os uruguaios perderam para a Alemanha por 3 a 2.

Além do bom futebol, o atleta ganhou papel histórico nas quartas de final contra Gana, quando defendeu uma bola com a mão no último minuto da prorrogação e foi expulso. Em seguida, os ganeses perderam a penalidade e os uruguaios se classificaram na disputa de pênaltis. Suárez ficou de fora da semifinal contra a Holanda e fez falta.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host