John Terry

John George Terry
John Terry
Data de Nascimento07/12/1980
NacionalidadeInglesa
Local de nascimentoBarking (ING)
Altura1,87m
Peso90kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeChelsea
Número
6

História

Clubes por onde passou
  • Chelsea (ING): 1998-1999
  • Nottingham Forest (ING): 2000
  • Chelsea (ING): 2000-2010

Um dos melhores defensores do mundo nos últimos anos, John Terry é um zagueiro central que domina o jogo aéreo. Além disso, é valente, raçudo, ousado e costuma fazer muitos gols de cabeça. Na Copa de 2006, só teve uma falha explícita no jogo contra o Equador, quando cabeceou para trás e deixou que Carlos Tenório, livre, chutasse no travessão. Mesmo assim, Terry foi eleito melhor em campo pela Fifa nessa partida.

Líder do Chelsea nas campanhas vitoriosas das temporadas 2004/05, quando a equipe conquistou o primeiro Campeonato Inglês depois de 50 anos, e 2005/2006 e 2009/2010, é apontado como a principal referência do clube e do English Team.

Não perdeu prestígio no Chelsea mesmo quando desperdiçou o pênalti que deu ao Manchester United o título da Liga dos Campeões de 2008. Abalado, escreveu uma longa carta pedindo desculpas aos torcedores e foi prontamente perdoado.

Sua primeira convocação ocorreu em março de 2003 para as partidas contra Liechtenstein e Turquia, nas eliminatórias da Eurocopa 2004. No entanto, Terry acabou não sendo utilizado e teve de esperar até o confronto contra Sérvia e Montenegro.

A estreia não poderia ter sido melhor. Com a ausência de Rio Ferdinand, o defensor aproveitou para mostrar a Sven-Goran Eriksson que tinha lugar no time. Foi o melhor em campo no empate com a Turquia, que carimbou a classificação da Inglaterra para a fase final da Eurocopa.

Na fase final do torneio, disputada em Portugal, Terry formou dupla com Sol Campbell. O zagueiro não esteve bem na derrota para a França, logo na estreia, devido a uma lesão. Mesmo assim, foi titular até as quartas de final, quando a Inglaterra foi eliminada por Portugal na disputa de pênaltis.

Na temporada 2009/2010, Terry viveu dias difíceis fora dos campos. Após uma autorização judicial, um tabloide inglês divulgou um suposto caso do zagueiro do Chelsea com a ex-namorada de Wayne Bridge, do Manchester City e também da seleção inglesa. A enorme repercussão lhe rendeu fama de vilão e a faixa de capitão da seleção, que agora é de Ferdinand. Apesar do incidente, Capello mantém o jogador como seu titular.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host