Joe Cole

Joseph John Cole
Joe Cole
Data de Nascimento08/11/1981
NacionalidadeInglesa
Local de nascimentoIslington (ING)
Altura1,76m
Peso73kg
Participações em Copa2 (2002 e 2006)
Título em CopaNenhum
ClubeChelsea
Número
11

História

Clubes por onde passou
  • West Ham (ING): 1998-2003
  • Chelsea (ING): 2003-2010

As habilidades de Joe Cole já renderam, em determinado momento de sua carreira, comparações com Paul Gascoigne, ídolo inglês que disputou a Copa de 1990. Hoje, seus poucos defensores se contentam com muito menos, já que a carreira do antes promissor meia do Chelsea sofreu com o tempo.

Assim como Frank Lampard, seu companheiro de time, Joe Cole foi formado nas categorias de base do West Ham. Na temporada 2000/01 se tornou titular da equipe principal, porém não conseguiu evitar o rebaixamento do time para a segunda divisão do Campeonato Inglês, em 2003.

Na temporada seguinte (2003/04), foi contratado pelo Chelsea, sem conseguir, no entanto, se firmar com titular no meio-campo. O excesso de dribles e a pouca disposição em defender foram responsáveis pelo período no banco de reservas. Em sua primeira temporada em Stamford Bridge, Cole jogou 35 partidas do Inglês, mas veio do banco em 17 delas.

Com a chegada do técnico português José Mourinho, suas chances foram aumentando à medida que ia evoluindo - de acordo com Cole, Mourinho é o grande responsável pelo crescimento do seu futebol.

Depois da lesão do holandês Arjen Robben, assumiu uma vaga no time, apesar das características diferentes. Daí em diante, sua carreira deu uma guinada. O domínio da posição foi tão grande que Robben acabou negociado, e Cole ganhou espaço até na seleção.

Sua estreia no time principal havia sido aos 19 anos, em 2002, em um amistoso contra o México. Cole foi o jogador mais novo convocado por Sven-Goran Eriksson para a Copa do Mundo daquele ano, mas só saiu do banco contra a Suécia, na primeira fase. Na Eurocopa-2004, Cole também ficou entre os suplentes.

Na melhor fase do Chelsea, o meia formou o meio-campo da Inglaterra ao lado de Beckham, Lampard e Gerrard, mas não passou das quartas na Copa da Alemanha.

Após o Mundial, Cole começou a sofrer com lesões. Em 2008/2009, o meia rompeu os ligamentos cruzados do joelho e atuou apenas 14 vezes no Inglês na temporada 2008/2009.

No ano seguinte, já sob o comando de Carlo Ancelotti, Joe Cole sofreu com uma lesão no menisco, mas mesmo assim foi pela importante na conquista do Campeonato Inglês. Com 26 jogos e dois gols, o meia garantiu sua presença na pré-lista de Fabio Capello para o Mundial da África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host