Gerrard

Steven George Gerrard
Gerrard
Data de Nascimento30/05/1980
NacionalidadeInglesa
Local de nascimentoWhiston (ING)
Altura1,83m
Peso83kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeLiverpool
Número
4

História

Clubes por onde passou
  • Liverpool (ING): 1998-2010

Steven Gerrard é o capitão do Liverpool. Comanda o meio-campo com sua força defensiva, liderança, passes de longa distância e gols de fora da área. Pode ser considerado o termômetro do time, pois quando ele está bem no jogo, dificilmente sua equipe perde.

Mas, na Copa de 2006, Gerrard mesclou bons e maus momentos. Fez gols diante de Trinidad e Tobago e Suécia, mas perdeu uma cobrança na decisão por pênaltis contra Portugal, ajudando a eliminar a Inglaterra.

Revelado nas categorias de base do Liverpool, seu time do coração, estreou como profissional em 1998 e não demorou a se tornar indispensável na equipe. Desde então, venceu as Copas da Uefa, da Inglaterra e da Liga Inglesa, além do título mais importante de todos: a Liga dos Campeões da Europa.

A conquista da taça continental em 2005 veio numa virada espetacular diante do Milan da Itália. O primeiro tempo terminou 3 a 0 para o time italiano, mas o Liverpool empatou no começo do segundo tempo e ganhou nos pênaltis. Além de liderar a reação inglesa, Gerrard fez um dos gols.

Sua primeira convocação para a seleção inglesa aconteceu em 2000, para um amistoso contra a Ucrânia. Foi reserva na má campanha da Inglaterra na Euro-2000, quando o time foi eliminado na primeira fase. Curiosamente, entrou no único jogo que o English Team venceu: 1 a 0 sobre a Alemanha.

A vaga entre os titulares na Copa de 2002 parecia certa. Mais uma vez contra a Alemanha, pelas eliminatórias, ele fez uma grande exibição e um dos gols da vitória por 5 a 1, em plena Munique. Mas uma lesão na virilha o tirou do Mundial na Ásia.

Nas eliminatórias para a Copa da Alemanha, Gerrard fez dois gols e foi um dos grandes responsáveis pela classificação da Inglaterra, em primeiro lugar no Grupo 6.

Na Euro-2004, realizada em Portugal, Gerrard era titular da equipe e chegou a marcar um gol na vitória de 3 a 0 sobre a Suíça, ainda na primeira-fase. Classificados em segundo lugar no grupo B, os ingleses caíram diante dos anfitriões em uma partida emocionante, decidida apenas nos pênaltis após empate em 2 a 2.

Gerrard mais uma vez foi unanimidade na escalação inglesa durante a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, e marcou dois gols pelo time, um na vitória sobre Trinidad e Tobago e outro no empate diante da Suécia, ambos pela primeira fase da competição. Após a vitória sobre o Equador nas oitavas de final, os portugueses estiveram outra vez no caminho dos ingleses, e outra vez a equipe de Gerrard foi derrotada nos pênaltis.

Desde então, o capitão do Liverpool alternou bons e maus momentos na carreira. Tanto no clube quanto na seleção, Gerrard sofreu com a instabilidade do conjunto, que não chegou a nenhum grande título no período.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host