Shearer

Alan Shearer
Data de Nascimento13/08/1970
NacionalidadeInglesa
Local de nascimentoNewcastle
Altura1,83m
Peso78kg
Participações em Copa1 (1998)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Southampton (ING): 1988 - 1992
  • Blackburn Rovers (ING): 1992 - 1996
  • Newcastle United (ING): 1996 - 2006

Um dos dez maiores artilheiros da história da seleção inglesa, Alan Shearer não fez parte de uma geração vencedora de seu país, mas é reconhecidamente um dos maiores atacantes britânicos da história.

Natural de Newcastle, Alan Shearer viveu uma história de amor com sua cidade natal na carreira. Revelado pelo Southampton em 1986, o jogador, que sempre se destacou mais pela capacidade de marcar gols que pela habilidade, chamou a atenção da seleção e do Blackburn Rovers no início da década de 1990.

Em seu novo clube, teve números mais significativos, e conseguiu manter uma média próxima a um gol por partida. Pela Inglaterra, porém, ainda tinha sua titularidade questionada pelo público, e fez parte do grupo que perdeu a vaga para a Copa de 1994.

A situação só foi mudar na Eurocopa de 1996, disputada na terra da rainha, quando Shearer atingiu seu ápice com a seleção. Com cinco gols em cinco jogos, o atacante quebrou um jejum pessoal de gols pela Inglaterra que já durava dois anos e foi um dos principais nomes da campanha que levou a equipe à semifinal.

A derrota nos pênaltis, uma repetição do que aconteceu em 1990, não apagou o brilho de Shearer, que dali em diante assumiu a braçadeira de capitão do time. Bem cotado, o atacante passou por uma grande mudança pessoal, que definiu os rumos da sua carreira.

Procurado pelos principais clubes do mundo, decidiu ficar na Inglaterra e estava quase fechando com o Manchester United quando recebeu uma proposta do Newcastle. A possibilidade de defender o time pelo qual torcia na infância mexeu com Shearer, que acertou sua saída do Blackburn por 15 milhões de libras, a maior transferência do futebol na época.

Identificada com o reforço, a torcida abraçou Shearer, que abdicou da possibilidade de disputar e ganhar títulos para jogar em uma equipe tradicional, mas de médio porte. O resultado foram temporadas consecutivas de muitos gols e poucas conquistas.

Na seleção, Shearer partilhou dos problemas que acometeram toda a sua geração. Eliminado de maneira dramática pela Argentina, nos pênaltis, em 1998, o atacante não resistiu a mais uma decepção da Inglaterra, que caiu na primeira fase da competição, e se aposentou do time.

A ausência de bons nomes para o ataque fez a torcida pedir seu retorno inúmeras vezes, sempre sem sucesso. Em contrapartida, seguiu quebrando recordes no Newcastle, e hoje é o maior artilheiro do Campeonato Inglês desde que ele assumiu o formato atual, no início da década de 1990, com 260 gols.

Além disso, Shearer também é o homem com mais gols marcados na história do Newcastle, tendo ido às redes em 206 oportunidades. A marca foi uma das razões pela qual sua despedida, na temporada 2005/2006, foi tão chorada pelo clube.

Fora dos gramados, o ex-atacante chegou a ser comentarista de futebol por um tempo, mas retornou ao Newcastle em 2009 para comandar a equipe nos últimos jogos da temporada. A prova de amor não rendeu frutos, e o clube caiu melancolicamente para a segunda divisão, com Shearer abandonando o cargo na sequência.

Mais Jogadores da Inglaterra

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host