Matthews

Stanley Matthews
Matthews
Data de Nascimento01/02/1915
NacionalidadeInglesa
Local de nascimentoHanley
Altura1,75m
Peso70kg
Participações em Copa2 (1950 e 1954)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Stoke City (ING): 1932 - 1947
  • Blackpool (ING): 1947 - 1961
  • Stoke City (ING): 1961 - 1965

O vegetariano Stanley Matthews só teve um "vício" na vida: exercícios físicos. Com a soma de boa forma e habilidade de driblador, foi o craque de primeira linha com a carreira mais longa do futebol mundial sem baixar o nível.

A prova disso foi que venceu a primeira eleição de melhor jogador da Europa aos 41 anos de idade, e ainda jogaria profissionalmente até os 50. Porém, em Copas do Mundo, Matthews (apelidado de "Mago do Drible" em seu país) esteve longe de triunfos ou títulos.

Ponta-direita, Matthews começou sua carreira em 1932 pelo Stoke City. Dois anos depois, estreou pela seleção inglesa e já fez um gol na vitória de 4 a 0 sobre o País de Gales. Em uma época em que a Inglaterra esnobava a Fifa e a Copa do Mundo, Matthews perdeu a chance de disputar, no mínimo, o Mundial de 1938.

A Segunda Guerra Mundial paralisou as atividades da seleção inglesa. Depois dela, Matthews trocou o Stoke City pelo Blackpool. E, finalmente, a Inglaterra aceitou disputar a Copa do Mundo.

A estreia inglesa foi na Copa de 1950, no Brasil. Stanley Matthews, já com 35 anos, foi convocado, mas não disputou as duas primeiras partidas. Por mais absurdo que pareça hoje, a federação inglesa mandou Matthews atuar em um combinado que excursionava pela América do Norte, achando que sua presença não seria necessária logo no começo da Copa.

Melhor para ele, que não participou do vexame no segundo jogo, quando a Inglaterra perdeu por 1 a 0 da amadora seleção dos Eestados Unidos. Matthews chegou às pressas para o terceiro jogo, mas não evitou a derrota por 1 a 0 para a Espanha, no Maracanã.

Em 1953, Matthews teve uma atuação brilhante na vitória do Blackpool sobre o Bolton, na final da Copa da Inglaterra (FA Cup), em Wembley. Seus dribles e cruzamentos levaram o time a virar o placar de 1 a 3 para 4 a 3 nos 15 minutos finais.

Depois dessa exibição, Matthews foi como titular para a Copa de 1954, na Suíça, apesar de seus 39 anos, só que a Inglaterra foi eliminada nas quartas-de-final pelo Uruguai.

Apesar da idade, Matthews continuou a ser convocado. Em 1956, aos 41 anos, entrou em campo para um amistoso contra o Brasil em Wembley. O lateral Nilton Santos contou que riu ao ver aquele veterano com a camisa 7. Para Nilton, a graça acabou aí. Matthews passou o jogo "entortando" o brasileiro e a Inglaterra venceu por 4 a 2.

Ainda em 1956, ele ganhou a primeira Bola de Ouro de melhor jogador europeu do ano, prêmio criado pela revista "France Football". A despedida do veterano da seleção inglesa aconteceu em 1957, em uma vitória de 4 a 1 sobre a Dinamarca pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1958.

Em 1961, Matthews retornou ao seu clube de origem, o Stoke City, e anunciou sua aposentadoria em fevereiro de 1965, assim que completou 50 anos. Em fevereiro de 2000, Matthews morreu aos 85 anos e 23 dias de idade, de causas naturais.

Mais Jogadores da Inglaterra

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host