Van Persie

Robin van Persie
Van Persie
Data de Nascimento03/08/1983
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoRoterdã (HOL)
Altura1,83m
Peso71kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeArsenal
Número
9

História

Clubes por onde passou
  • Feyenoord (HOL): 2001-2004
  • Arsenal (ING): 2004-2010

Nascido em Roterdã, em uma família de artistas – sua mãe í pintora e seu pai é escultor -- Robin van Persie começou a jogar no Excelsior, mas passou para o principal clube da cidade, o Feyenoord. Destacou-se ainda jovem, passando pelas seleções sub-19 e sub-21 da Holanda.

Logo após assinar um contrato de três anos e meio com o clube, em janeiro de 2002, ganhou sua primeira oportunidade como titular do time principal. Então as contusões, que marcam toda sua carreira, passaram a atrapalhá-lo.

Um desentendimento com o técnico Bert van Marwijk abreviou a passagem de Van Persie pelo Feyenoord, mesmo tendo conquistado o título da Copa da Uefa de 2002. PSV Eindhoven, Werder Bremen e Sevilha queriam o jogador, mas foi o Arsenal quem levou, pagando cerca de 4,3 milhões de euros em maio de 2004.

Sob o comando de Arsene Wenger, Van Persie foi deslocado da ponta esquerda, onde atuava até então, para o papel de atacante principal. No clube inglês, alterna grande atuações com longos períodos afastado por conta de uma série lesões musculares.

Após passar pelas equipes de base, em junho de 2005 fez sua primeira partida pela seleção principal da Holanda, na vitória por 2 a 0 sobre a Romênia, pelas eliminatórias para a Copa de 2006. No Mundial da Alemanha, foi titular nas quatro partidas, mas acabou eliminado nas oitavas de final.

Depois de ficar de fora do torneio classificatório por conta de lesões, esteve no grupo que disputou a Eurocopa 2008, mas por falta de ritmo, foi titular apenas em um jogo. Nas eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul, disputou seis dos oito jogos.

Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host