Mathijsen

Joris Mathijsen
Mathijsen
Data de Nascimento04/05/1980
NacionalidadeHolandesa
Local de nascimentoGoirle (HOL)
Altura1,83m
Peso82kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeHamburgo
Número
4

História

Clubes por onde passou
  • Willem II Tilburg (HOL): 1998-2004
  • AZ Alkmaar (HOL): 2004-2006
  • Hamburgo (ALE): 2006-2010

Descoberto no futebol amador da região onde cresceu, o zagueiro fez sua estreia profissional aos 18 anos de idade no Willem II. Na primeira temporada, disputou apenas uma partida, mas aos poucos foi conquistando uma posição de destaque na equipe.

Mesmo sendo titular desde 2001, demorou a aparecer para o grande público. Atuando em um clube modesto, que não brigava por títulos, suas chances de chegar à seleção holandesa eram pequenas. Mas isso mudou em 2004, quando foi contratado pelo AZ Alkmaar, que fez excelentes campanhas no Campeonato Holandês (terceiro lugar) e na Copa da Uefa.

Com isso, Mathijsen ganhou sua primeira oportunidade na seleção da Holanda, estreando em novembro de 2004, na vitória por 3 a 0 sobre Andorra.

Uma lesão no ligamento do joelho direito afastou o jogador dos gramados por seis meses. Quando encerrou sua recuperação, voltou para seleção holandesa e disputou a Copa do Mundo de 2006, sendo titular do time nacional no torneio na Alemanha.

Com as boas atuações no Mundial e com ao vice-campeonato holandês pelo AZ, transferiu-se para o Hamburgo, que pagou 6 milhões de euros pelo seu passe. Virou ídolo do clube alemão e já renovou seu contrato até metade de 2012.

Seu destaque no time da Alemanha o manteve na seleção holandesa, sendo titular em todas as oito partidas da campanha 100% do time nas eliminatórias para a Copa do Mundo. Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda no Mundial da África do Sul. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host