Braafheid

Edson Braafheid
Braafheid
Data de Nascimento08/04/1983
NacionalidadeSurinamesa e Holandesa
Local de nascimentoParamaribo (SUR)
Altura1,76m
Peso83kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeCeltic
Número
15

História

Clubes por onde passou
  • Utrecht (HOL): 2003-2007
  • Twente (HOL): 2007-2009
  • Bayern de Munique (ALE): 2009
  • Celtic (ESC): 2010

Com passagens por JOS Amsterdam, Amstelland e Abcoude nas categorias de base, foi para o Utrecht em 2003, quando fez sua estreia como jogador profissional aos 20 anos de idade. Ficou na equipe até 2007, depois de ter feito 81 partidas com a camisa do time.

Sem contrato com Utrecht, acabou indo para o Twente na temporada 2007/08, clube pelo qual realmente começou a brilhar como talentoso lateral-esquerdo. Ele então passou a jogar na zaga, deixando importantes jogadores do time no banco. Tanto sucesso lhe rendeu uma transferência para o poderoso futebol alemão.

No Bayern de Munique - que pagou 2,5 milhões de euros por dois anos de contrato - não conseguiu se firmar no time titular. Jogou apenas nove partidas em meia temporada e acabou sendo emprestado para o Celtic, da Escócia. Até começou bem sua passagem pelo time, mas acabou indo para a reserva.

Nas seleções de base da Holanda, esteve no time de foi campeão europeu sub-21 em 2006, em Portugal, e no grupo que disputou os Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, mas acabou preterido na campanha da Eurocopa de 2008.

Apesar de ficar mais no banco de reservas, passou a ser presença constante nas convocações para as eliminatórias para a Copa do Mundo da África do Sul.

Nascido no Suriname, na América do Sul, Braafheid não cortou relações com seu país natal. Sempre que possível, promove partidas beneficentes na capital Panamaribo e já chegou até a vestir a camisa da seleção do país em 2009. Ele só esteve em campo por ter sido um jogo amistoso, pois já tinha passagem em partidas oficiais pela Holanda.

Em 2010, o jogador participou da bela campanha da Holanda na Copa do Mundo da África do Sul. A seleção holandesa chegou à sua terceira final, mas perdeu a decisão para a Espanha por 1 a 0, com um gol marcado na prorrogação.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host