Feilhaber

Benny Feilhaber
Feilhaber
Data de Nascimento19/01/1985
NacionalidadeNorte-americana
Local de nascimentoRio de Janeiro (RJ)
Altura1,75m
Peso68kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
Clube
Número
22

História

Clubes por onde passou
  • Hamburgo (ALE): 2005-2007
  • Derby County (ING): 2007-2008
  • AGF Aarhus (DIN): 2008-2010

Benny Feilhaber é mais um exemplo de brasileiro naturalizado que estará na Copa do Mundo da África do Sul. Apesar de ter menos notoriedade que casos como os de Deco e Liédson, por exemplo, o meio-campista que defenderá os Estados Unidos nasceu em território verde-amarelo.

Seu avô paterno, austríaco, veio para o Brasil nos anos 1940 para fugir do regime nazista. Benny, portanto, nasceu no Rio de Janeiro, onde morou até os seis anos, quando mudou-se para os Estados Unidos. Em entrevistas, Feilhaber já declarou amor ao Botafogo, e chegou a ser alvo de uma campanha de torcedores do clube carioca, que pediam a sua contratação.

Feilhaber ainda fala português fluentemente, mas nunca esteve perto da seleção brasileira. Pelo contrário. Antes de ser convocado para defender os Estados Unidos, o meio-campista foi cotado pela Áustria, mas acabou recusando o convite.

Como profissional, Feilhaber logo virou um dos vários exemplos do elenco dos Estados Unidos que tentou a sorte na Europa desde cedo.

A carreira no Velho Continente começou em 2005, quando ele assinou com o Hamburgo, da Alemanha. Depois de uma temporada no banco, Feilhaber começou a ter suas primeiras chances como titular, cresceu e chegou à seleção.

Em 2007, animado com o crescimento do Campeonato Inglês, o meio-campista resolveu transferir-se para o Derby County. A campanha pífia do time, que foi o último colocado do Campeonato Inglês na sua única temporada na elite, parou a ascensão do jogador.

Já no AGF Aarhus, da Dinamarca, Feilhaber começou a sofrer com lesões. Os seguidos períodos no departamento médico o excluíram de 15 meses da seleção. O retorno aconteceu apenas às vésperas da Copa das Confederações.

Convocado em cima da hora por Bob Bradley, o jogador não decepcionou. Atuou em todas as partidas da campanha do vice-campeonato, sendo titular em duas. Com isso, praticamente garantiu seu espaço no time que vai à África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host