Hamsik

Marek Hamsik
Hamsik
Data de Nascimento27/07/1987
NacionalidadeEslovaca
Local de nascimentoBanská Bystrica (SVK)
Altura1,83m
Peso73kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeNapoli
Número
17

História

Clubes por onde passou
  • Slovan Bratislava (2002-2004)
  • Brescia-ITA (2004-2007)
  • Napoli-ITA (2007-2010)

Capitão da seleção da Eslováquia, Hamsik é o símbolo da jovem geração de jogadores que levou o país a disputar a sua primeira Copa do Mundo como nação independente. Destaque do Napoli, ele é um dos novos talentos a serem observados na África do Sul.

Comparado ao tcheco Pavel Nedved, Hamsik tem sido considerado um jogador fora de série na Europa, principal responsável por armar as jogadas do time que terminou as eliminatórias em primeiro lugar e com o melhor ataque do seu grupo, com 22 gols em 10 jogos.

Só ele marcou dois durante essa campanha das eliminatórias, mas a sua missão principal era mesmo servir os atacantes Vittek e Sestak. Depois da classificação da Eslováquia para a Copa, ele foi eleito o jogador do ano em seu país, e ganhou status de herói nacional.

Sua carreira profissional começou aos 17 anos de idade no Slovan Bratislava, mas o Brescia logo percebeu o talento de Hamsik e o levou para a Itália por 500 mil euros. Após 65 jogos e 10 gols, ele atraiu o interesse do Napoli.

Em 2007, depois da promoção do Napoli à Serie A, Hamsik foi anunciado no clube após uma negociação que rendeu 5,5 milhões de euros ao Brescia. Logo na sua primeira temporada, foi o artilheiro do Napoli, com nove gols. Naquele mesmo ano, ele seria convocado pela primeira vez para a seleção.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host