Popluhar

Jan Popluhar
Popluhar
Data de Nascimento12/08/1935
NacionalidadeEslovaca
Local de nascimentoBernolákovo
Altura1,82m
Peso81kg
Participações em Copa2 (1958 e 1962 - Tchecoslováquia)
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • Slovan Bratislava (SVK): 1955 - 1969
  • Lyon (FRA): 1969 - 1970
  • Slovan Viena (SVK): 1972 - 1979

Popluhar não é conhecido somente pela sua habilidade de marcador implacável que o levou a ser eleito o melhor jogador eslovaco do século 20. O zagueiro tem uma lembrança especial relacionada à seleção brasileira que sagrou-se bicampeã do mundo em 1962.

Durante o empate sem gols do Brasil com a Tchecoslováquia na primeira fase, Popluhar tornou-se pioneiro do fair play ao alertar o juiz sobre a lesão de Pelé, ao invés de se aproveitar da situação. Além disso, o eslovaco é o único do seu país a ter marcado um gol no Maracanã, em 1966, contra o Brasil.

Se ele ajudou Pelé a tratar sua lesão em 1962, na mesma Copa, ele teve que encarar o inspirado Garrincha na final. Nesta ocasião, Popluhar e a defesa da Tchecoslováquia não resistiram ao Brasil, que venceu por 3 a 1.

Outro aspecto extra-campo marcante na carreira de Popluhar é o fato de ele ter sido um dos poucos atletas assumidamente comunistas da sua época a atuar em clubes ocidentais. Além de ter tido uma rápida passagem pelo Lyon, ele jogou por sete anos no clube amador Slovan Viena, da Áustria, onde também atuou como treinador.

Entre as suas conquistas, além do vice-campeonato mundial de 1962, estão a da Recopa Europeia de 1964, o título mais importante do futebol da antiga Tchecoslováquia, representando o Slovan Bratislava, time que o revelou. Também esteve na seleção do mundo que jogou contra a Inglaterra em Wembley no ano de 1963, junto com astros como Puskas, Di Stéfano e Djalma Santos.

Mais Jogadores da Seleção da Eslováquia

Anterior

Próximo

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host