Pokou

Laurent Pokou
Pokou
Data de Nascimento08/10/1947
NacionalidadeMarfinense
Local de nascimentoAbidjan
Altura1,78m
Peso
Participações em CopaNenhuma
Título em Copa

História

Clubes por onde passou
  • ASEC Mimosas Abidjan (CMA): 1965-1973
  • Rennes (FRA): 1974-1976
  • Nancy (FRA): 1976-1978
  • Rennes (FRA): 1978-1979
  • ASEC Mimosas Abidjan (CMA): 1979-1980

Um dos pioneiros entre os jogadores marfinenses a se transferir para um clube estrangeiro, Laurent Pokou foi companheiro de equipe do ídolo francês Michel Platini no final dos anos 70 no Nancy Lorraine. Sua passagem pelo futebol da França também foi marcada por fazer parte do grupo conhecido como os “mosqueteiros africanos” do Rennes, ao lado do camaronês Léa Eyoum Charles, do malinês Fantamady Keita e do marroquino Hanafi.

Até a edição de 2008 da Copa das Nações Africanas, Pokou era detentor da marca de recordista de gols do torneio, com 14 tentos. O atleta também detém o título do maior número de gols em apenas uma partida na competição, ao ter marcado cinco vezes contra a Etiópia na edição de 1970.

O atacante estreou nos gramados aos quinze anos e chamou a atenção do ASEC Mimosas Abidjan, para onde se transferiu em 1965. Pelo clube, foi três vezes campeão. Já jogando na França, Pokou marcou 8 gols em 14 partidas em sua primeira temporada pelo Rennes, mas passou por momentos difíceis quando o clube foi rebaixado e quando machucou gravemente o joelho durante um jogo, em 1975. O atacante ficou afastado por cerca de um 18 meses e pouco atuou pelo Rennes depois de sua volta, logo se transferindo para o Nancy Lorraine.

Após pendurar as chuteiras, Pokou assumiu a função de embaixador do futebol africano e entrou para a federação marfinense de futebol.

Mais Jogadores da Costa do Marfim

Anterior

Próximo

Buscar mais jogadores da Copa

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host