Young-pyo

Lee Young-pyo
Young-pyo
Data de Nascimento23/04/1977
NacionalidadeSul-coreana
Local de nascimentoHong-Cheon (CDS)
Altura1,77m
Peso66kg
Participações em Copa2 (2002 e 2006)
Título em CopaNenhum
ClubeAl Hilal
Número
12

História

Clubes por onde passou
  • Anyang (CDS): 2000 - 2002
  • PSV Eindhoven (HOL): 2002 - 2005
  • Tottenham (ING): 2005 - 2008
  • Borussia Dortmund (ALE): 2008 - 2009
  • Al Hilal (SAL): 2009 - 2010

OO lateral-esquerdo Lee Young-pyo é conhecido por ter um ótimo preparo físico. Mas suas qualidades vão além de sua forma. Pode atuar também como volante, é forte no apoio e faz boas triangulações com os meias. Tem, porém, um defeito muito conhecido dos brasileiros da posição: costuma deixar espaço no setor defensivo.

Young-pyo fez seu nome durante a campanha da quarta colocação sul-coreana no Mundial da Ásia, em 2002. Não foi titular absoluto na primeira fase, mas, a partir das oitavas de final jogou todas as partidas e se tornou herói nacional.

Em janeiro de 2003, Guus Hiddink, técnico da seleção no Mundial da Alemanha-2006, levou Young-pyo e Park Ji-sung para o holandês PSV Eindhoven. Ambos tiveram grande evolução no grupo e ajudaram o clube a chegar à semifinal da Liga dos Campeões da Europa de 2005.

Na época, o sul-coreano chegou a ser considerado o melhor lateral-esquerdo dos Países Baixos. Após a disputa do principal torneio de clubes europeu, Young-Pyo e Park foram vendidos para times ingleses: o primeiro para o Tottenham, por 2 milhões de euros, e o segundo para o Manchester United (6 milhões).

No Tottenham, Young-pyo foi titular absoluto por algumas temporadas, mas acabou deixando o futebol britânico para defender o Borussia Dortmund em 2008. Na Alemanha ficou pouco, pois no ano seguinte foi seduzido pelos petrodólares da Arábia Saudita e acertou com o Al Hilal.

A estreia do lateral na seleção sul-coreana aconteceu em junho de 1999, contra o México. Disputou ainda os Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, no ano seguinte. Desde então, tem sido presença certa nas convocações e já atuou em mais de 110 partidas pela seleção.

Considerado figura chave no esquema tático de Dick Advocaat, não conseguiu se destacar no Mundial da Alemanha. Foi titular nos três jogos da equipe na competição. Assim como o resto do elenco, esteve apagado, embora não tenha cometido nenhum erro grave.

Sob o comando do técnico Huh Jung-moo, Lee Young-Pyo esteve em campo em dez partidas pelas eliminatórias da Ásia para o Mundial da África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host