Sung-yueng

Sung-yueng Ki
Sung-yueng
Data de Nascimento24/01/1989
NacionalidadeSul-coreana
Local de nascimentoGwangju (CDS)
Altura1,86m
Peso75kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeCeltic
Número
16

História

Clubes por onde passou
  • FC Seoul (CDS): 2006 - 2009
  • Celtic (ESC): 2009 - 2010

Um dos “dragões” da seleção sul-coreana ao lado de Chung-yong Lee, Sung-yueng Ki é outro representante dos jovens talentos revelados no país asiático. Iniciou a parceria com Chung-yong no FS Seoul, equipe onde ambos começaram suas carreiras profissionais.

Antes, no entanto, Sung-yueng teve os primeiros contatos com a bola na Austrália, onde foi estudar e jogar futebol colegial. Por conta dessa passagem pelo país dos cangurus, também é conhecido como David Ki.

De volta à Coreia do Sul, Sung-yueng se juntou ao FC Seoul em 2005, mas só alcançou destaque na temporada de 2008, quando marcou o gol da vitória em partida contra o arquirrival Suwon Samsung Bluewings já na prorrogação. Naquele ano, a atuação inspirada do atleta levou o FC Seoul a uma temporada em precedentes na K-League, a liga profissional de futebol sul-coreana.

No ano seguinte, começaram as especulações a respeito de uma transferência para o exterior. Os nomes do PSV, Hamburgo e Porto foram cogitados, mas o atleta acabou assinando mesmo com o escocês Celtic.

Sua estreia aconteceu em janeiro deste ano, em partida encerrada em 1 a 1 frente ao Falkirk, e Sung-yueng foi aclamado o “homem do jogo” pelo site oficial de seu clube. Por conta de seu estilo de jogo, também acabou ganhando o apelido de “Gerrard Coreano”, em alusão ao craque inglês do Liverpool.

Pela seleção, o meia fez sua estreia no Mundial sub-20 de 2007, realizado no Canadá, e também integrou o grupo olímpico. Na época, o treinador do Manchester United, Alex Ferguson, declarou que o jogador coreano chamou sua atenção. Pela seleção principal, Sung-yueng entrou em campo pela primeira vez nas eliminatórias da Copa de 2010, em partida contra a Jordânia disputada em 2008.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host