Chu-young

Park Chu-young
Chu-young
Data de Nascimento07/10/1985
NacionalidadeSul-coreana
Local de nascimentoDaegu (CDS)
Altura1,82m
Peso75kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeMonaco
Número
10

História

Clubes por onde passou
  • Seoul FC (CDS): 2005 – 2008
  • Monaco (FRA): 2008 - 2010

A carreira de Park Chu-Young é acompanhada de perto pela opinião pública sul-coreana desde que despontou para o futebol ao ser eleito o melhor jogador juvenil do continente em 2004 pela Associação Asiática de Futebol. O atacante foi a principal figura da seleção que conquistou pela 11ª vez o título do Campeonato Asiático da categoria. Um ano antes, já havia sido chamado para defender a seleção sul-coreana no Mundial sub-20 da Fifa.

No ano seguinte, teve desempenho impressionante em um torneio com oito seleções sub-20 no Qatar. Em quatro partidas fez nove gols e ajudou a Coreia do Sul a conquistar o título. De quebra, foi eleito o melhor jogador da competição.

Após a sequência impecável nas categorias de base, Chu-Young passou a ser convocado para a seleção principal na reta final das eliminatórias para a Copa da Alemanha. Participou de três jogos do returno e fez dois gols, no empate em 1 a 1 com o Uzbequistão (partida que marcou sua estreia no time) e outro na vitória por 4 a 0 sobre o Kuwait.

Antes da Copa, ainda participou em 2005 do Mundial sub-20 e, nesse mesmo ano, assinou com o FC Seoul, por onde marcou 18 gols em 30 jogos logo em sua primeira temporada, tendo sido o artilheiro da K-League. Em março de 2006, balançou a rede mais uma vez para a Coreia do Sul. Fez o único gol da vitória dos asiáticos sobre Angola, em amistoso.

No Mundial da Alemanha, porém, Chu-Young teve chance de entrar em campo apenas na derrota para a Suíça por 2 a 0, que culminou na desclassificação do país quarto colocado em 2002.

Após a Copa, o fraco desempenho continuou em seu clube, com apenas oito gols em 30 partidas na temporada 2006. Nesse mesmo ano, a maré de azar continuou seguindo Chu-Young na seleção que participou dos Jogos Asiáticos em Doha. Apesar dos dois gols anotados na estreia na competição, o atleta não encontrou mais as redes e a Coreia do Sul saiu do torneio sem medalhas, em quarto lugar.

A temporada 2007, no entanto, prometia ser melhor, com Chu-Young marcando dez gols em suas primeiras 11 partidas disputadas, mas uma lesão o tirou do restante da campanha. O ano de 2008, contudo, marcou o ressurgimento do jogador. O atacante foi chamado para defender a seleção olímpica nos Jogos de Pequim-2008. Os sul-coreanos, no entanto, caíram na primeira fase e o atacante marcou o gol no empate por 1 a 1 com Camarões.

Logo depois das Olimpíadas, Chu-Young foi contratado pelo Monaco. Na primeira temporada pela equipe do principado marcou cinco gols em 31 partidas pelo Campeonato Francês. Já no campeonato seguinte ele atuou em 27 partidas e balançou as redes em oito ocasiões.

O bom desempenho pelo Monaco o fez ser chamado para defender a seleção sul-coreana nas eliminatórias à Copa da África do Sul-2010. O atacante esteve em campo em 12 confrontos e marcou quatro gols.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host