Bassong

Sébastien Aymar Bassong Nguena
Bassong
Data de Nascimento09/07/1986
NacionalidadeCamaronesa e francesa
Local de nascimentoParis (França)
Altura1,87m
Peso73kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeTottenham
Número
5

História

Clubes por onde passou
  • Metz (FRA) 2005–2008
  • Newcastle (ING) 2008–2009
  • Tottenham (ING) 2009-2010

Nascido na França, Bassong é filho de camaroneses e por isso também tem a cidadania do país africano. Mesmo assim, chegou a disputar duas partidas amistosas pela equipe sub-21 da seleção francesa

Só que em maio de 2009, foi convocado pela seleção principal de Camarões para as eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2010. Percebendo que teria pouca chance pelo time de cima da França, optou por atuar com a camisa do país de seus pais.

Em clubes, começou a jogar pelo Clairefontaine, equipe de base conhecida por formar importantes nomes do futebol francês, como Thierry Henry, Nicolas Anelka, William Gallas e Louis Saha. Depois se transferiu para o Metz, time em que ainda ficou por algumas temporadas antes de se profissionalizar.

Após boa passagem pela equipe francesa, foi fazer uma experiência de apenas uma semana no Newcastle. Mesmo em tão pouco tempo, impressionou a comissão técnica do clube inglês e acabou ficando. Foi eleito o melhor jogador da equipe na temporada 2008/09, mas acabou pedindo para sair após o rebaixamento do time.

Apesar do interesse de equipes maiores, como o Manchester City e o Arsenal, Bassong foi para o Tottenham, que pagou 8 milhões de libras por seus direitos em 2009.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host