Thiago Silva

Thiago Emiliano da Silva
Thiago Silva
Data de Nascimento22/09/1984
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoRio de Janeiro (RJ)
Altura1,83m
Peso79kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeMilan
Número
15

História

Clubes por onde passou
  • RS Futebol (RS): 2003
  • Juventude: 2004
  • Porto B (POR): 2004
  • Dínamo de Moscou (RUS): 2005
  • Fluminense: 2006-2008
  • Milan (ITA): 2008-

A transferência para o Milan foi um problema e virou uma solução para Thiago Silva no que se refere à seleção brasileira. Nos primeiros meses no time italiano, em 2009, o zagueiro não pôde atuar, por causa do limite para jogadores com nacionalidade de países que não são da União Europeia, e ficou sem ter como continuar mostrando seu futebol ao técnico Dunga.

Uma vez livre para jogar, porém, logo ganhou uma vaga no time e se destacou. A entrada de Thiago Silva entre os titulares do Milan acabou facilitada pela necessidade de renovação da equipe, um dos motivos da sua contratação.

No Brasil, destacou-se jogando pelo Fluminense, pelo qual foi campeão da Copa do Brasil em 2007 e vice da Libertadores em 2008. Com técnica, precisão nos passes e lançamentos, capacidade de antecipação, vigor físico e um chute potente de perna direita, o zagueiro chamou a atenção do Milan e foi contratado ainda em 2008.

Essa, porém, não foi sua primeira oportunidade de jogar fora do Brasil. Apesar de carioca, profissionalizou-se aos 17 anos no RS Futebol, de Paulo Cesar Carpegiani, e logo partiu para o Juventude. Do Rio Grande do Sul, já seguiu para Portugal, onde jogou pelo time B do Porto, que o emprestou ao Dínamo de Moscou. Na Rússia, enfrentou problemas fora de campo e chegou a ter tuberculose. Com tudo isso, voltou ao Brasil para defender o Fluminense.

Foi no clube carioca, então, que pôde se desenvolver. Além de conquistar seu primeiro e único título até agora, foi chamado para disputar as Olimpíadas de Pequim, ganhando o bronze com o Brasil, e chegou à seleção principal.

A carreira de Thiago Silva foi transformada em filme pelo diretor Bernardo Belfort. “O Monstro” aborda, principalmente, o período do zagueiro no Fluminense e as dificuldades enfrentadas na Rússia por causa da tuberculose que quase o obrigou a parar de jogar futebol.

Em 2010, o atleta defendeu a seleção brasileira durante a Copa do Mundo da África do Sul, mas na condição de reserva. No entanto, o time foi eliminado nas quartas de final contra a Holanda, com uma derrota de 2 a 1.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host