Luisão

Ânderson Luís da Silva
Luisão
Data de Nascimento13/02/1981
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoAmparo (SP)
Altura1,93m
Peso92kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeBenfica
Número
14

História

Clubes por onde passou
  • Juventus (SP): 1999-2000
  • Cruzeiro: 2000-2003
  • Benfica (POR): 2003-

Luisão ganhou espaço na seleção de Dunga com os problemas físicos de Juan. O zagueiro do Benfica já vinha sendo convocado pelo técnico, mas passou a ser usado como titular na ausência do colega de posição.

Com a recuperação de Juan, Luisão voltou para a reserva no último amistoso antes da convocação final, contra a Irlanda, em março. Luisão já havia participado do Mundial da Alemanha como reserva e acabou não entrando em campo.

Assim, é mais um zagueiro remanescente daquela Copa, na companhia dos titulares de então, Lúcio e Juan. A história de Luisão na seleção já é longa, apesar de sua estreia ter ocorrido na humilhante derrota para Honduras, nas quartas de final da Copa América de 2001. Até a lista final de Dunga, foram 80 convocações e 38 jogos, com três gols marcados.

Paulista de Amparo, começou a carreira no Juventus, da capital do Estado. Teve destaque jogando pelo Cruzeiro, que defendeu entre 2000 e 2003, conquistando, entre outros títulos, o da Copa do Brasil duas vezes, nos mesmos anos de 2000 e 2003.

A passagem pelo Cruzeiro o levou para Portugal, onde continua jogando pelo Benfica. Na sua segunda temporada, teve participação importante na campanha que encerrou um jejum de títulos da equipe de Lisboa, com a conquista do Campeonato Português em 2005.

Luisão foi o segundo jogador que mais atuou nessa campanha de sucesso e marcou dois gols, incluindo o que deu a vitória ao Benfica em confronto decisivo com o rival Sporting. Ele também foi campeão com a equipe em 2010.

As suas principais qualidades são a eficiência no jogo aéreo, a precisão no passe e a capacidade de antecipação aos adversários. Por outro lado, não é um zagueiro rápido e de explosão.

Em 2010, o atleta defendeu o Brasil durante a Copa do Mundo da África do Sul, mas na condição de reserva. No entanto, o time foi eliminado nas quartas de final contra a Holanda, com uma derrota de 2 a 1.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host