Pelé

Édson Arantes do Nascimento
Pelé
Data de Nascimento23/10/1940
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoTrês Corações (MG)
Altura1,725m
Peso75kg
Participações em Copa4 (1958, 1962, 1966 e 1970)
Título em Copa3 (1958, 1962 e 1970)

História

Clubes por onde passou
  • Santos (SP): 1956 - 1974
  • New York Cosmos (EUA) : 1975 - 1977

O melhor de todos. Com 12 gols, três títulos e atuações memoráveis em quatro Copas seguidas, Pelé alcançou um patamar inatingível para seus compatriotas como o melhor jogador da história da seleção brasileira. O "reinado" do jogador de Três Corações começou em 1958, quando o garoto Édson Arantes do Nascimento tinha apenas 17 anos.

No Mundial da Suécia, a revelação do Santos assombrou o mundo com golaços e técnica incrível. Quatro anos depois, Pelé ganhou sua segunda Copa, no Chile, mas viu tudo de fora dos campos, pois saiu lesionado do time brasileiro ainda na primeira fase.

Em 1966, na pior participação da seleção pós-58 (eliminada na primeira fase), Pelé foi caçado por marcadores portugueses e novamente acabou a Copa lesionado.

Mas a redenção viria em 1970, quando Pelé liderou o que para muitos especialistas foi o melhor time da história do futebol. No Mundial do México, o ídolo voltou a protagonizar lances de rara beleza plástica e ganhou de forma brilhante o tricampeonato. Os estádios Jalisco e Azteca viram o "Rei" no auge da forma.

Entre os lances da Copa de 1970 que entraram para o folclore do futebol, destaca-se a jogada em que Pelé venceu o goleiro uruguaio Mazurkiewicz com um "drible da vaca", a cabeçada potente para a defesa incrível do inglês Gordon Banks e a tentativa de gol do meio do campo contra a Checoslováquia.

Maior artilheiro da história da seleção, com 95 gols em 114 jogos, Pelé tem currículo vencedor no futebol que transcende sua passagem pelo Brasil. No Santos, clube que defendeu por quase 20 anos, o jogador brilhou numa época em que a televisão não registrava todos os passos de um ídolo, como hoje em dia.

O mundo não viu, por exemplo, o gol que o próprio Pelé considera como o mais belo de sua carreira. Numa vitória do Santos sobre o Juventus pelo Campeonato Paulista de 1959, o "Rei" se livrou de vários marcadores com toques de cabeça e, sem deixar a bola cair, empurrou para as redes. Muitos anos depois, a ‘pintura’ ganhou uma animação para tentar mostrar aos torcedores o golaço feito na Rua Javari. O craque ganhou até do rival da capital um busto em homenagem ao feito.

Pelo Santos, Pelé conquistou o Campeonato Paulista dez vezes. O jogador também liderou a equipe em cinco títulos da Taça Brasil, quatro do Rio-São Paulo, duas Libertadores e dois Mundiais Interclubes.

Depois do reinado no Santos, Pelé ainda desbravou o futebol na primeira incursão de profissionalismo do esporte mais popular do mundo nos Estados Unidos. O brasileiro vestiu a camisa do New York Cosmos, onde conquistou o último título de sua carreira, em 1977.

Um ano depois da brilhante conquista na Copa do México, Pelé deixou oficialmente a seleção em 1971, num empate contra a ex-Iugoslávia no Maracanã, diante de 138.575 torcedores. Na "volta olímpica" para se despedir de seus súditos, o maior jogador do país chorou ao escutar o coro popular: "fica, fica".

Pelé foi eleito recentemente pela Fifa o maior jogador do século 20, ao lado do ex-desafeto argentino Diego Maradona. A paz com o antigo rival foi selada em 2005, quando a estrela brasileira concedeu entrevista no programa "La Noche del 10", apresentada pelo ídolo do Boca Juniors e atual treinador da seleção argentina.

Mesmo depois de parar profissionalmente, Pelé vem conseguindo sustentar a fama nas últimas décadas. Para isso, teve lançado o filme "Pelé Eterno", que levou muito de suas conquistas para as novas gerações. No cinema, também tentou se aventurar como ator, na obra de 1981 "Fuga para a vitória", ao lado de Michael Caine e Sylvester Stallone.

O ex-jogador da seleção brasileira também desempenhou o cargo de ministro dos Esportes, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Hoje fora da vida pública, Pelé segue presente nos principais eventos do futebol mundial, como nos sorteios da Copa, quando é a principal atração.

Na Copa do Mundo da África do Sul, a primeira em território africano, Pelé voltará a ‘atacar’ de comentarista. Ele fechou contrato com o SBT para analisar os jogos do Mundial de 2010. O Rei já exerceu essa função nas Copas da Itália (1990) e Estados Unidos (1994), quando era contratado pela Rede Globo e trabalhava ao lado do comentarista Galvão Bueno.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host