Maxi Rodriguez

Maximiliano Rubén Rodríguez
Maxi Rodriguez
Data de Nascimento02/01/1981
NacionalidadeArgentina
Local de nascimentoRosário (ARG)
Altura1,80m
Peso73kg
Participações em Copa1 (2006)
Título em CopaNenhum
ClubeLiverpool
Número
20

História

Clubes por onde passou
  • Newell's Old Boys (ARG): 1999 - 2002
  • Espanyol (ESP): 2002 - 2005
  • Atlético de Madri (ESP): 2005 - 2010
  • Liverpool (ING): 2010

Maxi Rodríguez foi o autor de um dos gols mais bonitos da Copa da Alemanha-2006. Aos 8 minutos do primeiro tempo da prorrogação contra o México, o meia recebeu de Sorín, dominou no peito na entrada da área e chutou de pé esquerdo para acertar o ângulo direito do goleiro Oswaldo Sánchez na vitória por 2 a 1 dos “hermanos” pelas oitavas de final.

Na época, o jogador considerou o gol o melhor de sua carreira, ainda mais por ter sido marcado com a esquerda, que ele disse usar apenas para “subir no ônibus”. O gol lhe rendeu ainda o título de melhor em campo, segundo a Fifa, e garantiu a permanência da Argentina no torneio – o time sul-americano cairia depois contra a Alemanha na luta pela vagas nas semifinais..

Mesmo não sendo um dos mais badalados integrantes da seleção da Argentina, o meia avançado foi peça fundamental no esquema do técnico José Pekerman no Mundial de 2006 e se destacou desde a estreia contra os marfinenses. Ele marcou um gol, já no final, quando a vitória por 2 a 1 estava praticamente assegurada. Mas foi flagrado em impedimento e o gol foi anulado.

Para compensar, marcou duas vezes na goleada por 6 a 0 sobre Sérvia e Montenegro e também teve participação importante no empate sem gols contra a Holanda.

No jogo das quartas, contra a Alemanha, Maxi perdeu algumas chances durante a partida, mas converteu sua cobrança de pênalti, a terceira da Argentina. Em seguida, viu o colega Cambiasso falhar e a seleção ser eliminada pelos anfitriões.

Maxi Rodríguez ganhou a confiança do treinador quando ainda atuava pelas categorias de base. Foi uma das revelações do time comandado por Pekerman na conquista do Mundial sub-20, em 2001.

Na final contra Gana, no estádio do Vélez Sarsfield, em Buenos Aires, marcou o terceiro e último gol da partida, fechando o jogo em 3 a 0. Ao todo, o meia-atacante fez quatro gols nas sete partidas em que atuou.

A história de Maxi Rodríguez na seleção principal da Argentina começou em 8 de junho de 2003, quando foi chamado para o amistoso contra o Japão. Os argentinos ganharam a partida, em Osaka, por 4 a 1. Na sequência, Pekerman o levou para a disputa da Copa das Confederações de 2005, na Alemanha. Mas o jogador só participou de duas partidas e viu da reserva o seu país perder a decisão para o Brasil por 4 a 1.

As boas apresentações na Copa da Alemanha fizeram com que o atleta continuasse a ser convocado, mesmo com as constantes trocas de treinador na seleção argentina - Alfio Basile foi chamado para o lugar de Pekerman e Maradona herdou o cargo depois da saída de Basile, em outubro de 2008. Pelas eliminatórias sul-americanas à África do Sul-2010, o jogador do Liverpool participou de oito duelos e balançou as redes em uma única ocasião.

A carreira de Maxi Rodríguez como profissional em clube começou no Newell's Old Boys, em 1999. Conhecido pelo apelido de “La Fiera”, o atleta passou por três temporadas na equipe após sair das categorias de base. Sua técnica afiada logo atraiu a atenção de clubes europeus e em 2001 ele assinou com o Real Oviedo, da segunda divisão espanhola, em um acordo de empréstimo por seis meses.

Apesar de ter feito apenas uma aparição pelo Oviedo, o argentino chamou a atenção do Espanyol, onde ficou por três temporadas antes de se transferir ao Atlético de Madri. Pelo time catalão, Maxi participou de 111 jogos pelo Campeonato Espanhol e anotou 26 gols, números que o fizeram ser negociado com o time da capital do país no início da temporada 2005/06 por 5 milhões de euros.

Depois de um começo promissor no Atlético de Madri, quando fez dez gols em 26 partidas, o jogador ficou boa parte da temporada posterior afastado dos gramados por causa de uma contusão no joelho, que o deixou fora da Copa América da Venezuela. Com isso, ele jogou apenas dez confrontos em 2006/07 pelo seu clube.

Rodríguez voltou com força na temporada seguinte, ajudando o Atlético a garantir o quarto lugar na liga espanhola e uma vaga na Liga dos Campeões pela primeira vez em sete temporadas. Mas acabou perdendo espaço nos “Colchoneros” e foi liberado, sem custos, para acertar com o Liverpool por três anos e meio – participou de 121 jogos e marcou 31 gols pelo time madrileno. No seu primeiro Campeonato Inglês, jogou 17 partidas e fez só um gol pelo time, que terminou o torneio apenas na sétima posição.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host